Meteorologia

  • 06 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 31º

Três mortos na capital do Iémen devido a queda de drone saudita

Três pessoas morreram hoje e outras três ficaram feridas em Sana devido à queda de um drone saudita abatido por rebeldes houthis, afirmaram as autoridades do movimento rebelde.

Três mortos na capital do Iémen devido a queda de drone saudita
Notícias ao Minuto

00:06 - 24/05/22 por Lusa

Mundo Iémen

"Três pessoas morreram e outras ficaram feridas na queda acidental de um avião espião pertencente à força aérea saudita na capital iemenita, Sana, (...) em frente a um centro comercial", informou a agência noticiosa controlada pela houthis, citando o Ministério da Saúde dos rebeldes.

"As nossas defesas foram capazes de abater um avião espião CH4 de fabrico chinês, pertencente à força aérea saudita, com um míssil terra-ar de fabrico local", disse o porta-voz das forças houthi, Yahya Sarea, numa mensagem na sua conta da rede social Twitter.

A aeronave, disse Yahya Sarea, foi atingida "enquanto realizava atos hostis no espaço aéreo da capital, Sana, em violação das tréguas".

Testemunhas oculares disseram que os destroços estavam espalhados numa rotunda na Rua Hadda, uma das artérias comerciais mais movimentadas da cidade e localizada num bairro rico que alberga várias embaixadas.

Embora não seja um ataque intencional, as três vítimas mortais são as primeiras, após a trégua iniciada em abril, em todo o território controlado pelos houthis, causadas pela aviação da Arábia Saudita, que lidera desde 2015 uma coligação militar internacional de apoio ao governo iemenita internacionalmente reconhecido, desde o início de uma trégua de dois meses no início de Abril.

O cessar-fogo foi acordado por todas as partes beligerantes sob os auspícios da ONU e começou a 02 de abril para coincidir com o início do mês sagrado muçulmano do Ramadão.

Desde então, as duas partes têm-se acusado mutuamente de contínuas violações, incluindo fogo de artilharia, ataques com drones e mesmo o lançamento ocasional de mísseis.

Leia Também: Famoso veleiro de corrida atacado por atiradores ao largo do Iémen

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório