Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polónia disponível para ajudar Suécia e Finlândia antes de adesão à NATO

Garantia foi dada pelo primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki. "Quero deixar claro que no caso de um ataque à Suécia ou à Finlândia durante a sua adesão [à NATO], a Polónia virá em seu auxílio", disse.

Polónia disponível para ajudar Suécia e Finlândia antes de adesão à NATO
Notícias ao Minuto

11:47 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Mateusz Morawiecki

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, garantiu esta quinta-feira que a Polónia irá ajudar a Suécia e a Finlândia em caso de invasão, mesmo que os países nórdicos ainda não façam parte da aliança transatlântica NATO.

“Considero que a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO é um importante sinal de reforço da segurança da Europa”, começou por afirmar o governante em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias Reuters

“Quero deixar claro que, no caso de um ataque à Suécia ou à Finlândia durante a sua adesão [à NATO], a Polónia virá em seu auxílio”, acrescentou. 

Sublinhe-se que os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregaram ontem os pedidos de adesão dos dois países à organização, num momento que o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, classificou como “histórico”.

O responsável afirmou que os 30 países membros da NATO estão determinados em "trabalhar em todas as questões" do processo de alargamento e em "alcançar conclusões rápidas", apesar de a Turquia ainda colocar obstáculos à adesão dos dois países

Numa visita a Roma, a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, pediu uma rápida ratificação do pedido de entrada na NATO, reafirmando que a adesão contribuirá para a segurança da Finlândia e de toda a região do Báltico, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Leia Também: AO MINUTO: Diplomatas portugueses expulsos; Reino Unido sanciona aviação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório