Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Primeira-ministra finlandesa pede rápida ratificação do pedido de adesão

A primeira-ministra finlandesa, pediu hoje uma rápida ratificação do pedido de entrada na NATO, reafirmando que a adesão contribuirá para a segurança da Finlândia e de toda a região do Báltico, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Primeira-ministra finlandesa pede rápida ratificação do pedido de adesão
Notícias ao Minuto

13:48 - 18/05/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

Em visita a Roma, Sanna Marin reiterou que "o contexto da segurança europeia mudou porque a Rússia não respeita os princípios fundamentais".

"Não estamos dispostos a tolerar esta guerra no contexto atual, queremos segurança no nosso território e em toda a Europa, e é por isso que o Parlamento votou quase unanimemente a favor da apresentação do pedido de adesão à NATO", explicou, na conferência de imprensa após o seu encontro com o seu homólogo italiano, Mario Draghi.

Os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregaram hoje de manhã os pedidos de adesão dos dois países à organização, no que o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, classificou como um momento "histórico".

O secretário-geral da organização garantiu que os 30 países membros da NATO estão determinados em "trabalhar em todas as questões" do processo de alargamento e em "alcançar conclusões rápidas", isto numa altura em que a Turquia ainda coloca obstáculos à adesão de Suécia e Finlândia.

Leia Também: BCE afirma que bancos russos enfrentam fortes desafios devido às sanções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório