A Áustria suspendeu os requisitos de entrada no país relativos à Covid-19 para todos os viajantes, tornando-se assim o mais recente país europeu a tomar esta decisão.
Não será mais necessário apresentar comprovativo de vacinação ou teste negativo à Covid-19 para entrar no país: "Viajar para a Áustria é possível para fins turísticos. A partir de 16 de maio, não é mais necessário comprovativo de vacinação/recuperação ou teste", pode ler-se no site oficial de viagens da Áustria e no SchengenVisaInfo.com.
Esta mudança significa que, independentemente do país de origem, qualquer pessoa pode viajar para a Áustria para qualquer fim, não sendo sequer necessário preencher o formulário de autorização antes da viagem, requisito que anteriormente se aplicava a quem não tinha um dos certificados.
Good news for everyone travelling to Austria The so-called "3-G" rule is lifted on Monday, 16 May! Arrivals to Austria no longer need to show proof of vaccination/recovery or a negative test. #covid19 #feelaustria #austriahttps://t.co/PYPAaCFbuF
— Austria_UK (@Austria_UK) May 14, 2022
A Áustria removeu também as suas restrições domésticas. Como tal, já não é obrigatório usar máscara facial ou apresentar um dos documentos para aceder a diferentes locais e eventos públicos, como estabelecimentos de alojamento, cafés, restaurantes, instituições culturais, entre outros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Áustria registou 29.576 novas infeções por Covid-19 nos últimos sete dias.
Leia Também: Covid-19: Coreia do Norte com quase 1,5 milhões de casos em cinco dias