Meteorologia

  • 16 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 18º MÁX 26º

Finlândia e Suécia na NATO? "Não farão grande diferença", diz Lavrov

Os dois países anunciaram as suas candidaturas este domingo e segunda-feira.

Finlândia e Suécia na NATO? "Não farão grande diferença", diz Lavrov
Notícias ao Minuto

12:01 - 17/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo NATO

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse, esta terça-feira, que uma eventual adesão à NATO, provavelmente, "não iria fazer uma grande diferença", tendo em conta que estes países já participavam nos simulacros da Aliança há muito tempo. 

"A Finlândia e a Suécia, assim como outros países neutros, têm vindo a participar nos exercícios da NATO há muitos anos", justificou Sergei Lavrov, citado pela Reuters.

O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros acrescentou que quando a NATO planeia "avanços militares para Este" tem em conta o território dos países neutros. "Neste sentindo, não deverá fazer grande diferença", defendeu.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar na Ucrânia já matou mais de três mil civis, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

O conflito causou ainda a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Rússia pressionou UE para tratar gás e nuclear como energias verdes

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório