Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nova Deli regista quase 50 graus Celsius em onda de calor

O país regista a quinta vaga de calor desde março e, em algumas localidades, foram registadas temperaturas recorde.

Nova Deli regista quase 50 graus Celsius em onda de calor
Notícias ao Minuto

15:19 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

Uma vaga de calor no norte da Índia fez disparar os termómetros esta quinta-feira, especialmente no norte, com a capital do país, Nova Deli, a registar uma temperatura recorde de 49,2 graus Celsius.

Segundo a BBC, a onda de calor que se abateu no norte do país é a quinta desde março.

Um pouco por toda a Índia, o segundo país mais populoso do mundo, com cerca de 1,3 mil milhões de habitantes, as autoridades aconselharam as pessoas a ficar em casa e a manter-se hidratadas.

No entanto, as graves dificuldades socioeconómicas e a escassez de água potável fazem com que esta onda de calor seja particularmente forte para as pessoas mais pobres e vulneráveis. Esta onda de calor também foi acompanhada de um anticiclone, que tornou as regiões ocidentais da Índia ainda mais secas e quentes.

As ondas de calor são muito comuns na Índia, dado o clima tropical no subcontinente indiano, mas estas costumam chegar entre o final de maio e o início de junho, e não entre março e maio. Em maio, a temperatura média no país atingiu os 33ºC, a temperatura média mais elevada para o mês de março em 122 anos - ou seja, desde que há registo.

A BBC acrescenta que a onda de calor obrigou o primeiro-ministro, Nadrendra Modi, a pedir planos aos ministros estatais para preparar o país para um verão invulgarmente quente.

Espera-se que a temperatura caia ligeiramente nas próximas semanas, entre 2ºC a 4ºC, uma descida que está longe de ser o suficiente para atenuar o impacto do calor.

Segundo o Departamento Meteorológico da Índia, citado pela televisão britânica, o principal impacto das ondas de calor será visto através de uma redução da humidade pré-época das chuvas, o que afetará a capacidade agrícola do país e, como tal, agravar ainda mais a crise mundial na agricultura e nos cereais e na produção de bens essenciais.

Leia Também: Aproveite os últimos dias de sol de verão... vem aí a chuva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório