Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Libertados motorista e assistente de autocarro sequestrado no Haiti

O condutor dominicano e a assistente haitiana do autocarro que foi sequestrado no Haiti no domingo foram hoje libertados, informou a embaixada dominicana em Port-au-Prince.

Libertados motorista e assistente de autocarro sequestrado no Haiti
Notícias ao Minuto

00:09 - 15/05/22 por Lusa

Mundo Haiti

O motorista Martín Decena foi libertado por razões de saúde, adiantou o embaixador dominicano em Port-au-Prince, Faruk Miguel Castillo, em declarações à imprensa.

Este autocarro com 17 pessoas a bordo -- oito cidadãos turcos, oito haitianos e o motorista dominicano -- foi sequestrado no passado domingo na periferia da capital do Haiti, indicaram na ocasião fontes da companhia de transporte.

Pertencente à empresa dominicana Metro, o autocarro viajava de Santo Domingo para Port-au-Prince quando foi intercetado por um gangue armado na zona de Papaye, na comuna de Croix-des-Bouquets, na periferia da capital haitiana.

O cônsul honorário da Turquia no Haiti, Hughes Joshua, avançou hoje à agência Efe que os oito cidadãos turcos continuam sequestrados e confirmou a libertação do motorista e da assistente.

Os turcos são trabalhadores que viajam regularmente para o Haiti no âmbito de projetos de educação, de acordo com o cônsul honorário.

Na mesma zona, foi sequestrado em 28 de abril o diplomata dominicano Carlos Guillén Tatis, mantido quatro dias em cativeiro antes de ser libertado.

O gangue 400 Mawozo raptou no ano passado, na mesma área, um grupo de 17 religiosos estrangeiros, 16 dos quais norte-americanos e um canadiano, que manteve dois meses em seu poder.

Os sequestros multiplicaram-se nos últimos dois anos no Haiti, uma vez que os resgastes são uma das principais fontes de financiamento dos gangues que controlam os bairros da zona metropolitana de Port-au-Prince.

Desde 24 de abril, o 400 Mawozo trava uma guerra aberta com o gangue Chen Mechan pelo controlo de vários bairros no norte da capital haitiana, confrontos que causaram já a morte de pelo menos 75 civis e a deslocação de pelo menos 9.000 residentes.

Leia Também: Milhares marcham em Los Angeles contra abolição do direito ao aborto

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório