Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 20º

Ministro renuncia para fortalecer estabilidade do governo de Benet

O ministro israelita dos Assuntos Religiosos, Matán Kahana, renunciou esta sexta-feira ao cargo e voltará a ser deputado pelo partido do primeiro-ministro, Naftali Benet, num movimento estratégico que procura fortalecer a frágil coligação governamental em Israel.

Ministro renuncia para fortalecer estabilidade do governo de Benet
Notícias ao Minuto

08:10 - 14/05/22 por Lusa

Mundo Israel

"Informei o primeiro-ministro Naftali Benet da minha decisão de renunciar ao meu cargo de ministro de Assuntos Religiosos para voltar a ser membro do Knesset (Parlamento) e ajudar a fortalecer a coalizão", referiu Kahana, através da rede social Twitter.

Esta decisão permitirá que o partido da extrema-direita Yamina, do primeiro-ministro Naftali Benet, retire a cadeira de Yomtob Kalfon, um deputado do mesmo partido considerado imprevisível e que, segundo os 'media' israelitas, deverá estar de saída da coligação governamental.

No mês passado, outra parlamentar do partido, Idit Silman, anunciou a sua saída, deixando a coligação do governo com 60 lugares, perdendo a frágil maioria que detinha.

Matán Kahana irá assim voltar a ocupar o lugar de deputado pelo Yamina no Knesset.

Durante esta semana, a oposição, liderada pelo ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, tentou sem sucesso destituir o atual Executivo, formado por uma série de partidos de todo o espectro político e que passou por múltiplas crises internas desde a sua formação, em junho.

Um dos membros mais frágeis do governo é o partido árabe e islâmico Raam, cujo líder, Mansur Abbas, reafirmou nesta semana o seu apoio à coligação.

O apoio reiterado por Mansur Abbas permitu encerrar a sua temporária ausência de colaboração, que durou três semanas, desencadeada pelos motins entre israelitas e palestinianos na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém.

Leia Também: Bennett diz que jornalista pode ter sido morta por tiros palestinianos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório