Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Síria critica EUA por permitirem investimento no norte do país

Território a norte na Síria é ocupado por rebeldes curdos, que continuam a resistir ao regime de Bashar al-Assad.

Síria critica EUA por permitirem investimento no norte do país
Notícias ao Minuto

19:00 - 13/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Síria

Depois de o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciar na quinta-feira que aprovaria investimentos no norte de Síria, o regime sírio de Bashar al-Assad criticou, esta sexta-feira, a decisão norte-americano, considerando-a uma "conspiração".

Os Estados Unidos continuam a opor-se ao governo ditatorial de Damasco, apoiando a luta dos rebeldes no norte do país, assim como a resistência armada contra o Estado Islâmico.

Esta sexta-feira, citado pela Reuters, o ministério dos Negócios Estrangeiros da Síria prometeu em comunicado que iria "derrotar" a decisão dos EUA em permitir investimento apenas no norte da Síria, ao mesmo tempo que impede transações comerciais com o governo de al-Assad e outras entidades governamentais sancionadas.

No comunicado, o governo sírio escreve que a decisão de Washington demonstra uma "abordagem destrutiva" sobre a Síria, e disse estar "determinado em derrotar esta nova conspiração". O governo também pediu aos habitantes sírios no norte do país que "deitem abaixo" a medida norte-americana.

A decisão do Departamento do Tesouro norte-americano incide especificamente sobre 12 setores, que incluem a agricultura, a construção e o apoio financeiro, sendo que a justificação para o investimento é a tentativa de derrotar o Estado Islâmico através da estabilização económica da região.

A guerra na Síria, que dura desde 2011 e já matou mais de 350 mil pessoas, obrigou muitos milhares a fugir pelo Mediterrâneo em direção à Europa. Depois da tentativa de revolução contra o regime de Bashar al-Assad, as forças governamentais, apoiadas pela Rússia, capturaram uma grande parte do território que tinham perdido para a resistência e para o Estado Islâmico.

No entanto, partes do noroeste continuam sob o controlo dos rebeldes apoiados pela Turquia, e no nordeste (rico em petróleo e cereais) dominam as forças democráticas, alinhadas com os Estados Unidos.

Leia Também: Síria: Dez combatentes pró-regime mortos durante ataque rebelde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório