Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Covid. UE avança com mais 400 milhões para fabrico de vacinas em África

A União Europeia (UE) vai avançar com mais 400 milhões de euros para o desenvolvimento de vacinas anticovid-19 e mecanismos de diagnóstico em África, contribuindo também com 427 milhões de euros para combater futuras pandemias no mundo.

Covid. UE avança com mais 400 milhões para fabrico de vacinas em África
Notícias ao Minuto

17:44 - 12/05/22 por Lusa

Mundo Covid-19

O anúncio foi feito hoje pela Comissão Europeia, que em comunicado dá conta da "intenção de aumentar o financiamento para acelerar o desenvolvimento e a administração de vacinas e outras ferramentas anticovid-19 em África, com um apoio adicional de 400 milhões de euros".

No dia em que a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, participou numa cimeira global sobre a covid-19, realizada virtualmente e coorganizada pelos Estados Unidos da América e que contou com o Senegal, que preside à União Africana, Bruxelas anuncia também "uma contribuição de 427 milhões de euros para o Fundo Global de Preparação de Pandemias, a fim de apoiar os esforços de prevenção e melhor resposta a futuras pandemias" no mundo.

Em fevereiro passado, a Comissão Europeia disse querer "uma África pronta a enfrentar não só a covid-19", como também outras doenças, anunciando uma ajuda financeira de 125 milhões de euros aos países africanos para vacinação, além dos 100 milhões anteriormente prometidos.

Hoje, ao divulgar o reforço das verbas, Ursula von der Leyen vincou que "o fornecimento de vacinas deve andar de mãos dadas com uma entrega rápida, especialmente em África".

"A prioridade hoje em dia é garantir que cada dose disponível seja administrada. E porque sabemos que a melhor resposta a qualquer potencial crise sanitária futura é a prevenção, estamos também a intensificar o apoio para reforçar os sistemas de saúde e as capacidades de preparação", adiantou Ursula von der Leyen.

O apoio financeiro para África hoje divulgado, no âmbito do programa Equipa Europa, divide-se em 300 milhões de euros de apoio à vacinação em África através das instalações da Covax e de outros parceiros e em 100 milhões de euros para acesso a meios de diagnóstico, terapêuticas e reforço dos sistemas de saúde.

Acresce um montante de 427 milhões de euros para o Fundo Global de Preparação de Pandemias, que irá mobilizar verbas para a preparação e resposta a pandemias, visando evitar o impacto da covid-19 ao nível sanitário e socioeconómico no futuro.

A UE e os seus Estados-membros estão entre os maiores doadores de vacinas anticovid-19 aos países de baixo e médio rendimento.

Dados de Bruxelas revelam que, até 03 de maio passado, os países da UE tinham partilhado no total mais de 470 milhões de doses de vacinas covid-19, das quais mais de 366 milhões já tinham sido entregues aos destinatários.

Também até essa data, o mecanismo de acesso mundial às vacinas contra a covid-19, Covax, entregou 1.436 mil milhões de doses a 145 países.

E, no total, a UE exportou 2,2 mil milhões de doses para países parceiros.

Em termos de ajuda financeira, a UE e os seus Estados-membros já mobilizaram mais de mil milhões de euros para desenvolvimento de vacinas e outras ferramentas anticovid-19 em países de baixo e baixo rendimento.

Leia Também: Covid-19. Primeira fábrica africana de vacinas pode vir a parar produção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório