Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente e primeira-ministra da Finlândia a favor de adesão à NATO

Os governantes frisam que, “como membro da NATO”,  a Finlândia - que partilha uma fronteira de quase 1.300 quilómetros com a Rússia - “reforçaria toda a aliança de defesa” e que o país deve “candidatar-se à adesão da NATO sem demoras”.

Presidente e primeira-ministra da Finlândia a favor de adesão à NATO

O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra, Sanna Marin, anunciaram, esta quinta-feira, que são a favor da adesão do país à aliança transatlântica NATO e que o pedido de adesão deve ser feito “rapidamente”.

"Agora que o momento da tomada de decisões está próximo, declaramos as nossas opiniões em pé de igualdade, também para informação dos grupos e partidos parlamentares", lê-se num comunicado conjunto, citado pela imprensa internacional. “A adesão à NATO reforçaria a segurança da Finlândia”.

Os governantes frisam que, “como membro da NATO”,  a Finlândia - que partilha uma fronteira de quase 1.300 quilómetros com a Rússia - “reforçaria toda a aliança de defesa” e que o país deve “candidatar-se à adesão da NATO sem demoras”. “Esperamos que as medidas ainda necessárias para tomar essa decisão sejam tomadas rapidamente nos próximos dias”, acrescenta.

Sublinhe-se que, ainda ontem, o presidente finlandês afirmou que uma adesão da Finlândia à NATO não será "contra ninguém", depois de Moscovo ter alertado Helsínquia para as "consequências" em caso de candidatura.

Leia Também: Boris Johnson assina acordo de cooperação de segurança com a Finlândia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório