Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Boris Johnson assina acordo de cooperação de segurança com a Finlândia

O primeiro-ministro britânico já tinha assinado um acordo semelhante com a primeira-ministra da Suécia.

Boris Johnson assina acordo de cooperação de segurança com a Finlândia
Notícias ao Minuto

20:41 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O primeiro-ministro do Reino Unido assinou, esta quarta-feira, um acordo de cooperação e segurança com o presidente da Finlândia.

À semelhança do que aconteceu umas horas mais cedo, com a primeira-ministra da Suécia, Boris Johnson e Sauli Niinistö assinaram um documento no qual está prevista a defesa mútua contra uma eventual agressão.

Durante a conferência de imprensa conjunta, o líder finlandês garantiu que, na eventualidade de o país se juntar à NATO, "não seria uma decisão contra alguém".

Já Boris Johnson explicou que o acordo dizia que "na eventualidade  de um desastre, ou de um ataque a qualquer um de nós [países], vamos ajudar o outro, nomeadamente, com ajuda militar". "A NATO não é uma ameaça para ninguém", considerou ainda, durante a conferência.

Recorde-se que este acordo não está relacionado com uma eventual candidatura à NATO, no entanto, é esperada esta semana - entre amanhã e o fim de semana - uma decisão tanto da Finlândia, como da Suécia, sobre se vão candidatar-se à aliança ou não.

Leia Também: Guterres "preocupado" com risco de fome mundial devido à guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório