Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Roménia dá passo crucial em direção à extração de gás no mar Negro

Os senadores romenos aprovaram hoje um projeto de lei que abre caminho à extração de gás no mar Negro, um passo crucial para compensar as importações russas, alvo de sanções ocidentais desde a invasão da Ucrânia.

Roménia dá passo crucial em direção à extração de gás no mar Negro
Notícias ao Minuto

16:58 - 11/05/22 por Lusa

Mundo Roménia

O texto, aprovado por larga maioria, visa "garantir a segurança energética" da Roménia e, eventualmente, permitir-lhe tornar-se um exportador de gás ao emendar uma lei aprovada em outubro de 2018, cujas condições restritivas bloquearam qualquer projeto de extração offshore.

A lei tem ainda de ser submetida a uma votação dos deputados, algo que não deve passar de uma formalidade, para entrar em vigor no final de junho.

A Roménia é uma exceção na União Europeia, com grandes reservas em terra, mas ainda recorre à Rússia no inverno para cobrir cerca de 20% das suas necessidades de gás.

De acordo com as expectativas da empresa de auditoria Deloitte de 2018, 170.000 milhões de metros cúbicos de gás poderiam ser extraídos até 2040 do mar Negro, o equivalente a 15 anos de consumo romeno.

O gás offshore poderia também trazer 26.000 milhões de dólares em receitas públicas num período de 23 anos de exploração prevista, segundo o mesmo estudo citado pelos iniciadores do projeto de lei.

A fim de ultrapassar a relutância dos investidores, o texto promete um "sistema fiscal competitivo" e o respeito dos "princípios do mercado livre", enquanto a lei de 2018 previa a obrigação de vender no mercado local pelo menos 50% do gás extraído.

Apesar destes relaxamentos, a empresa Black Sea Oil and Gas (BSOG), que espera produzir 1.000 milhões de metros cúbicos por ano, queixou-se recentemente da manutenção de impostos progressivos sobre os rendimentos dos produtores, colocando em causa o início da extração, previsto para o verão.

A gigante norte-americana ExxonMobil decidiu em novembro vender a sua participação num grande projeto no mar Negro chamado Neptun Deep -- uma concessão de 7.500 quilómetros quadrados detida em partes iguais com o grupo austríaco OMV.

A empresa Romgaz, controlada pelo Estado romeno, comprou essas ações.

De acordo com Bucareste, grupos petrolíferos e de gás, liderados pela ExxonMobil, investiram até agora mais de 3,5 mil milhões de dólares em projetos de exploração e desenvolvimento no mar Negro.

Leia Também: Roménia proíbe navios russos nos seus portos a partir de domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório