Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro governadores russos demitem-se em contexto de incerteza económica

Em causa estão os governadores das regiões de Tomsk, Saratov, Kirov e Mari El, que terão anunciado a imediata renúncia ao cargo.

Quatro governadores russos demitem-se em contexto de incerteza económica
Notícias ao Minuto

18:53 - 10/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Quatro governadores regionais russos demitiram-se, esta terça-feira, na sequência do impacto tido pelas sanções económicas impostas pelo Ocidente a Moscovo por causa da invasão sobre a Ucrânia, noticia a Reuters.

Em causa estão os governadores das regiões de Tomsk, Saratov, Kirov e Mari El, que terão anunciado a imediata renúncia ao cargo. O governador de Ryazan disse, por sua vez, que não se candidataria a um novo mandato nas eleições previstas para setembro.

Na Rússia, embora os governadores sejam democraticamente eleitos, eles são politicamente subordinados ao Kremlin. Vários dos governadores cessantes representam regiões onde o bloco no poder, a Rússia Unida, teve fracas quotas de votos nas eleições parlamentares do ano passado.

No país, é assim frequente governadores impopulares serem destituídos do cargo, apresentando, normalmente, as suas demissões 'em bloco', por altura da primavera.

Ilya Grashchenkov, chefe do Centro para o Desenvolvimento da Política Regional em Moscovo, disse, a este propósito, que o Kremlin estava a retirar do poder governadores pouco consensuais - num contexto que se caracteriza por um agravamento das perspetivas económicas para o país, impulsionado pelas sanções aplicadas pelo Ocidente.

"Há uma necessidade de reestruturar a economia, especialmente nas regiões onde a influência económica ocidental tinha sido significativa. Estes governadores precisam de ser substituídos por alternativas mais jovens", explicou Ilya Grashchenkov.

De acordo com as previsões do Ministério da Economia da Rússia, a economia do país deverá contrair 8,8% em 2022.

Leia Também: ONU. Guterres promete maior apoio à Moldova no acolhimento de refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório