Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Forças ucranianas já usam artilharia enviada pelos Estados Unidos

O investigador especialista em Defesa Rob Lee diz que este será o primeiro vídeo em que podemos observar os canhões Howitzer de 155 mm.

Notícias ao Minuto

09:45 - 10/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A administração Biden e os países da NATO dizem estar a fornecer armas à Ucrânia com base no que as forças ucranianas dizem precisar. 

No mais recente pacote de ajuda à Ucrânia, foi enviado pelos norte-americanos equipamento no valor de 758 milhões de euros. Entre a ajuda militar já enviada, estão incluídos helicópteros Mi-17, canhões Howitzer de 155 mm e mais drones Switchblade.

Segundo o investigador especialista em Defesa Rob Lee, num post no Twitter, este é o primeiro vídeo onde se pode ver as forças armadas ucranianas a utilizar canhões Howitzer, enviados pelos Estados Unidos. 

Segundo o mesmo, as imagens serão captadas no leste da Ucrânia. 

O presidente norte-americano Joe Biden aprovou esta segunda-feira uma atualização ao 'Lend-Lease Act', uma medida que permitiu aos Estados Unidos acelerar o envio de armas durante a Segunda Guerra Mundial para os países aliados, apoiando na luta contra a Alemanha nazi.

A medida, que já fora aprovada no final de abril pelo Congresso, permitirá agora aos Estados Unidos acelerar o armamento das tropas ucranianas, no combate à invasão russa.

Na Casa Branca, Joe Biden afirmou que os Estados Unidos apoiam o povo ucraniano na sua "luta para defender o seu país e a sua democracia contra a guerra brutal de Putin".

Leia Também: PIB da Ucrânia pode cair até 30% (isto, se a guerra acabar este ano)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório