Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Airbus volta a Heathrow por copiloto não ter feito exame final de voo

Um avião da Virgin Atlantic voltou para Heathrow depois de se saber que o piloto não tinha completado o teste de voo final.

Airbus volta a Heathrow por copiloto não ter feito exame final de voo
Notícias ao Minuto

21:50 - 05/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Aviação

Um Airbus da Virgin Atlantic, que nesta segunda-feira descolou de Heathrow, no Reino Unido, com destino a Nova Iorque, nos EUA, regressou a Londres ao fim de 40 minutos porque o copiloto não tinha ainda realizado o exame final de voo.

A companhia aérea insistiu, segundo a BBC, que a segurança não estava comprometida e explicou que o primeiro oficial inicial aderiu à Virgin Atlantic em 2017.

O piloto era totalmente qualificado segundo os regulamentos de aviação do Reino Unido, acrescentou a companhia aérea, mas não tinha completado um voo de avaliação final que fazia parte dos requisitos internos da companhia aérea.

O controlo de uma aeronave é normalmente partilhado entre um primeiro oficial e o comandante, mas este último detém a responsabilidade final pelo que acontece num voo.

"O primeiro oficial qualificado, que voava ao lado de um capitão experiente, foi substituído por um novo piloto para assegurar o total cumprimento dos protocolos de formação da Virgin Atlantic", disse uma porta-voz da Virgin Atlantic.

"Pedimos desculpa por qualquer inconveniente causado aos nossos clientes, que chegaram duas horas e 40 minutos mais tarde do que o previsto, em resultado da mudança da tripulação", explicaram. 

Um porta-voz da Autoridade de Aviação Civil (CAA) confirmou que ambos os pilotos estavam devidamente licenciados e "qualificados para efetuar o voo".

Leia Também: Lufthansa reduz prejuízos para 584 milhões de euros no 1.º trimestre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório