Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Ucrânia acusa russos de roubarem ventiladores de hospitais em Mariupol

"Os ocupantes retiraram de Mariupol alguns dos ventiladores, extremamente necessários no tratamento de pacientes gravemente doentes", pode ler-se numa mensagem publicada no Telegram.

Ucrânia acusa russos de roubarem ventiladores de hospitais em Mariupol
Notícias ao Minuto

11:38 - 30/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A situação na cidade ucraniana de Mariupol é trágica e relatos que chegam através das redes sociais dão conta de que não estará prestes a melhorar a breve trecho. A autarquia da zona sitiada recorreu, este sábado, ao Telegram para acusar a Rússia de estar a roubar ventiladores dos hospitais locais

"Os ocupantes retiraram de Mariupol alguns dos ventiladores, extremamente necessários no tratamento de pacientes gravemente doentes. Isto foi relatado por moradores de Mariupol que ainda estão na cidade bloqueada", pode ler-se na mensagem.

Deste modo, salienta ainda, "é provável que a epidemia de Covid na Rússia, apesar das declarações oficiais, continue a ganhar força".

E acrescenta: "Nos hospitais de Mariupol, havia 60 ventiladores. Agora é esse equipamento que os russos estão a exportar para o seu território. Em vez de desenvolverem a sua medicina, a Rússia está a roubar a dos outros". 

Vadym Boichenko, presidente da Câmara de Mariupol é também citado na publicação na rede social, onde aponta que "não só o exército russo destruiu a cidade e matou mais de 20 mil moradores de Mariupol", como também "começou a saquear o que restou"

Recorde-se que, no seu discurso noturno de sexta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu a cidade sitiada de Mariupol como um "campo de concentração russo no meio das ruínas"

Leia Também: AO MINUTO: Lavrov pede que se pare de armar Kyiv; Putin? "Depravado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório