Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Gana vacina porta a porta para vencer ceticismo generalizado

As autoridades de saúde do Gana estão a fazer vacinação contra a covid-19 porta a porta para aumentarem a taxa de vacinação num país onde existe um ceticismo quase generalizado contra a vacina.

Covid-19. Gana vacina porta a porta para vencer ceticismo generalizado
Notícias ao Minuto

13:49 - 27/04/22 por Lusa

Mundo Covid-19

Segundo dados da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), cerca de 24,5% da população alvo no Gana (22,9 milhões de pessoas) está completamente vacinada contra a covid-19.

Para aumentar esta taxa, a enfermeira Doretta Konney, vestida com um colete amarelo com a inscrição "vacinadora", vai de porta em porta com a sua equipa na localidade piscatória densamente povoada de Chorkor, em Acra, capital do Gana, relata a agência France-Presse.

Konney bate diariamente a cerca de 50 portas e vacina entre 20 e 40 pessoas, num país que quer vacinar mais de 20 milhões dos seus 30 milhões de habitantes, mas os desafios são muitos.

"A maioria das pessoas não querem ser vacinadas porque ouviram falar de efeitos secundários como vertigens, dor de cabeça, dores, entre outros", disse à agência francesa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que apenas 15% dos adultos em África tenham recebido a vacinação completa contra a covid-19 e sublinha que existem frandes disparidades entre países.

Enquanto as Seicheles já vacinaram mais de 70% da população, outros 15 países africanos não têm sequer 10% da população vacinada.

Para ajudar o continente a aumentar a taxa de vacinação, a OMS defende uma diversificação da administração de vacinas, incluindo uma vacinação em massa e forte envolvimento comunitário.

Em Chorkor, a coordenadora Christiana Odei assegura que a iniciativa é eficaz porque permite ir ao encontro de residentes maioritariamente opostos à vacinação.

"Cerca de 75% dos membros da comunidade já tomaram a primeira dose", congratula-se.

O Gana registou mais de 160.000 casos e 1.445 mortes ligadas ao novo coronavírus, SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Leia Também: Maioria dos médicos da região Centro foi vacinada e recomendou vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório