Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 25º

Kyiv reconhece avanço militar russo no leste da Ucrânia

O exército ucraniano reconheceu hoje o avanço das forças russas no leste da Ucrânia, após a tomada de várias localidades nas regiões de Kharkiv e do Donbass.

Kyiv reconhece avanço militar russo no leste da Ucrânia
Notícias ao Minuto

08:32 - 27/04/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

As forças russas progridem à frente da linha de Izioum, que já se encontra sob controlo dos soldados de Moscovo, em direção a Lyman e encontram-se nas proximidades de Severodonestk, uma das cidades mais importantes da região.

Estes pontos, no leste da Ucrânia, encontram-se perto das localidades de Velyka Komychouvakha e Zavody, em Kharkiv.

Segundo o relatório diário do Ministério da Defesa de Kyiv, os militares russos encontram-se também em Zaritchne e de Novotochkivske, na região de Donetsk.

No leste, na zona de Lyman, de acordo com o Ministério da Defesa de Kyiv, o exército da Rússia capturou a localidade de Zaritchne "e efetuou tentativas para a tomada de posições perto de Iampil".

Perto de Severodonetsk, uma das grandes cidades da região com 100 mil habitantes (antes da última invasão da Rússia), as forças de Moscovo controlam a localidade de Novotochkivske.

De acordo com a mesma fonte. os militares da Rússia preparam uma ofensiva em direção a Nyjnie e contra Orikhove.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Presidente do PE defende "embargo total" ao petróleo, gás e carvão russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório