Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

De verde e em estação de metro. O que disse Zelensky na 1º. conferência?

Guerra começou há dois meses mas este sábado marcou-se o dia em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez a sua primeira conferência de imprensa sobre a invasão russa. Contou barbáries russas e 'atirou' a António Guterres.

Notícias ao Minuto

22:41 - 23/04/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Volodymyr Zelensky

Vestido de verde e numa estação de metro do centro de Kyiv. Foi assim que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez a sua primeira conferência de imprensa após a invasão pela Rússia. Com dezenas de jornalistas presentes, o chefe de Estado contou as barbáries russas e deixou uma farpa a António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. 

Numa das respostas, Zelensky afirmou que Kyiv vai abandonar as negociações com Moscovo, caso os seus militares entrincheirados no complexo metalúrgico de Azovstal, em Mariupol, no sudeste da Ucrânia, sejam mortos pelo exército russo

"Se os nossos homens forem mortos em Mariupol e se forem organizados pseudo-referendos na região de Kherson, então a Ucrânia irá retirar-se de qualquer processo de negociação", disse Zelensky, numa conferência de imprensa, numa estação de metro no centro de Kyiv, segundo a Agência France Presse.

Na mesma ocasião, o presidente ucraniano reiterou a sua disponibilidade para se reunir com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, "para pôr fim à guerra". "Penso que quem começou esta guerra, poderá acabar com ela", afirmou Zelensky, reiterando que não tem "medo de encontrar [Putin]", se isso levar a um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

"É errado ir primeiro à Rússia e vir depois à Ucrânia"

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenksy, considerou, na mesma conferência, "ilógica" a decisão do secretário-geral da ONU, António Guterres, de se deslocar a Moscovo dois dias antes de ir a Kyiv. "É errado ir primeiro à Rússia e vir depois à Ucrânia. Não há justiça nem lógica nessa ordem", afirmou Zelensky, numa conferência de imprensa, numa estação de metro no centro de Kiev, segundo a Agência France Presse.

De lembrar que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, visitará Moscovo, na Federação Russa, em 26 de abril, onde irá encontrar-se com o Presidente russo, Vladimir Putin.

"Um bebé de 3 meses foi morto hoje"

Zelensky informou que pelo menos oito pessoas foram hoje mortas, incluindo um bebé de três meses, e duas dezenas ficaram feridas num ataque com mísseis russos lançados do Mar Cáspio contra a cidade de Odessa. O presidente ucraniano especificou, na conferência de imprensa em Kyiv, que as forças russas dispararam sete mísseis, dois dos quais foram abatidos.

"Um bebé de três meses de idade foi morto hoje. A guerra começou quando este bebé tinha um mês. Conseguem imaginar, o que está a acontecer?" lamentou o Presidente, citado pela agência noticiosa Unian.

Antes de Zelensky, o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak, já tinha que, pelo menos, cinco pessoas tinham perdido a vida no ataque. 

Veja, na galeria acima, as imagens da conferência. 

Leia Também: AO MINUTO: Reino Unido reforça apoio militar; Blinken visitará Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório