Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Reino Unido vai enviar mais veículos em "nova fase" de apoio militar

Anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Boris Johnson.

Reino Unido vai enviar mais veículos em "nova fase" de apoio militar

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou através do Twitter que o Reino Unido vai vai reforçar o apoio militar à Ucrânia, através do envio de veículos armados. Johnson também reafirmou que o país irá apoiar a investigação de crimes de guerra  contra a Rússia, pelos massacres em várias cidades ucranianas.

Esta tarde, o governo ucraniano, através de uma entrevista citada pelo The Guardian do vice-chefe do gabinete de Zelensky, Andriy Sybiga, já tinha dito que foi discutida uma "nova fase" do apoio militar britânico.

Este novo apoio militar inclui então armas mais pesadas para a Ucrânia se defender da invasão russa.

No Twitter, Boris Johnson vincou ainda, sobre o apoio às investigações, que a Rússia "tem de ser responsabilizada pelas suas ações".

No comunicado, o primeiro-ministro britânico também falou da reabertura da sua embaixada do Reino Unido na capital ucraniana, como uma demonstração de força sobre a retirada de presença russa na região.

"Irei reabrir a nossa embaixada em Kyiv, demonstrando a nossa solidariedade para com o povo ucraniano", disse.

Desde o início da invasão da Rússia a 24 de fevereiro, já morreram mais de 2.400 civis ucranianos na guerra, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a agência da ONU alerta que o número real de mortos deverá ser muito superior, tendo em conta o elevado número de civis mortos em cidades bombardeadas e sitiadas pelos russos, e as valas comuns que vão sendo encontradas em cidades após a retirada de tropas.

Leia Também: Reino Unido vai reabrir embaixada em Kyiv no próximo mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório