Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro somali diz ter sido alvo de tentativa de homicídio

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Somália, Abdisaid Muse Ali, diz ter sobrevivido a uma tentativa de homicídio, acusando diretamente as forças de segurança locais de Puntlandia, uma região semiautónoma no nordeste do país.

Ministro somali diz ter sido alvo de tentativa de homicídio
Notícias ao Minuto

10:30 - 22/04/22 por Lusa

Mundo Somália

Numa série de mensagens na sua conta da rede social Twitter, o ministro explicou que estava na localidade de Galkayo com a família para passar os últimos dias do Ramadão e que foram atacados quando participavam num jantar (o 'iftar', a quebra do jejum diurno).

"Deixámos a nossa casa a pé com quatro guardas de segurança e dois oficiais à paisana. Pelo final do nosso jantar, sob as ordens do comandante Mumin da Polícia de Mudug [região administrativa no sul de Puntlandia], veículos técnicos com armas DShK [um tipo de metralhadora] deslocaram-se para atacar-nos", contou o governante somali.

"Estivemos sob fogo intenso continuado por parte dos soldados de Mumin durante uns 15 minutos. A nossa equipa de segurança frustrou o ataque motivado politicamente", acrescentou o ministro.

O atentado resultou, no entanto, na morte de um dos guardas do ministro e em ferimentos noutro guarda.

O anfitrião do jantar também ficou gravemente ferido e está hospitalizado, acrescenta o ministro, que deseja rápidas melhoras aos dois feridos.

"Condeno duramente a violência como meio para fins políticos e vou responsabilizar os implicados por todos os meios necessários", afirmou.

A Somália vive num estado de conflito e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohamed Siad Barre, o que deixou o país do Corno de África sem Governo efetivo e nas mãos de milícias islamitas e senhores da guerra.

Leia Também: Somália. Al-Shabab reivindica ataque com morteiros contra o parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório