EUA acusam hutis de raptar tripulantes de navio atacado no mar Vermelho

A embaixada dos Estados Unidos no Iémen, com sede em Riade, na Arábia Saudita, acusou hoje os rebeldes hutis de terem raptado membros da tribulação do navio MV Eternity C, atacado no mar Vermelho.

Iémen, Hutis,

© SALEH AL-OBEIDI/AFP via Getty Images

Lusa
09/07/2025 20:05 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Os terroristas huthis raptaram muitos dos sobreviventes da tripulação do 'Eternity C'", depois de matarem tripulantes e afundar o navio, declarou a embaixada norte-americana na rede social X, exigindo a "libertação imediata e incondicional".

 

Este é o segundo ataque em poucos dias no mar Vermelho reivindicado por estes rebeldes iemenitas, depois de no domingo um navio graneleiro "Magic Seas" ter sido visado.

Segundo a força naval da UE de combate à pirataria no Índico, a operação Atalanta, o cargueiro grego "MV Eternity C" tinha a bordo uma tripulação de 21 filipinos e um russo, além de três agentes de segurança, quando foi atacado.

A UE pediu na segunda-feira o fim dos ataques dos huthis no mar Vermelho, que disse representarem uma "grave escalada" que coloca em risco a segurança marítima mundial.

Apoiados pelo Irão, os rebeldes iemenitas lançaram centenas de ataques contra Israel e a navegação comercial no mar Vermelho desde o início da guerra na Faixa de Gaza, a 07 de outubro de 2023, em solidariedade com o movimento islamita palestiniano Hamas.

Os rebeldes hutis do Iémen integram o chamado "eixo de resistência" contra Israel liderado pelo Irão, de que fazem parte outros grupos extremistas da região como o Hamas, a Jihad Islâmica ou movimento xiita libanês Hezbollah.

Leia Também: Hutis reivindicam novo ataque a navio no Mar Vermelho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas