Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Um morto em ataque com 'drone' entre Mauritânia e Saara Ocidental

Uma mulher morreu e três homens ficaram feridos num ataque aéreo a um veículo numa zona fronteiriça entre a Mauritânia e o Saara Ocidental, disse hoje uma fonte de segurança à agência de notícias EFE.

Um morto em ataque com 'drone' entre Mauritânia e Saara Ocidental
Notícias ao Minuto

06:28 - 11/04/22 por Lusa

Mundo Ataque

A mesma fonte, que se encontrava em Zuerat, a 600 quilómetros a norte de Nuakchot, afirmou que o ataque, alegadamente lançado por um 'drone' (aparelho não tripulado) marroquino, teve lugar a sul da aldeia de Bir Lehlou, localizada em território saaraui controlado pela Frente Polisário pró-independência, perto da fronteira com a Mauritânia.

A vítima mortal foi levada para o comando de um quartel militar mauritano, na cidade fronteiriça de Ain Ben Tili, mas não resistiu aos ferimentos, disse.

Marrocos não confirmou, nem desmentiu o incidente, ocorrido depois de três civis argelinos terem sido mortos a 01 de novembro, num ataque aéreo de uma caravana comercial na mesma zona. A Argélia atribuiu este incidente passado a Marrocos.

A situação tem sido tensa nesta parte do Saara desde o final de 2020, quando o exército marroquino expulsou militantes saarauis que tinham bloqueado, durante várias semanas, a única estrada entre a Mauritânia e o território saaraui, usada por Marrocos para se ligar à África subsariana.

Na sequência da expulsão de militantes saarauis, a Frente Polisário considerou que o cessar-fogo, assinado em 1991 sob mediação da ONU, foi quebrado e deu início a várias ações ao longo do chamado muro de defesa, construído por Marrocos.

Leia Também: Cerca de 35 milhões de pessoas em subnutrição no Sahel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório