Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Agência de notação financeira Fitch mantém classificação para Macau

A Fitch Ratings manteve a classificação de crédito AA, a segunda mais elevada, atribuída a Macau, com uma perspetiva estável, indicou a agência de notação financeira, na quinta-feira.

Agência de notação financeira Fitch mantém classificação para Macau
Notícias ao Minuto

06:31 - 08/04/22 por Lusa

Economia Macau

"As classificações de Macau são sustentadas pelas finanças, públicas e externas, excecionalmente fortes do território, e por uma gestão fiscal prudente em períodos de abrandamento económico", disse.

A Fitch referiu ainda acreditar que "os principais amortecedores de crédito de Macau continuarão a ser grandes, mesmo que a recuperação do turismo de jogo seja mais demorada" do que previsto.

A agência de notação financeira explicou que a classificação é "condicionada pela estreita base económica de Macau, pela elevada concentração turística da China continental e pela suscetibilidade do território a mudanças de política que podem afectar o tratamento do turismo do jogo na China".

A Fitch previu que a economia de Macau cresça 22% em 2022 e que a cidade mantenha a política de 'covid-zero' e fronteiras fechadas a não-residentes, dando prioridade à entrada sem quarentena de turistas da China.

O Governo de Macau tem tentado diversificar a economia da região, nomeadamente através da aposta no setor dos serviços financeiros entre a China e os países de língua portuguesa.

Mas a agência de notação financeira disse que "o progresso dificilmente será suficiente para reduzir, a médio prazo, a dependência que o território tem da indústria do jogo".

Em fevereiro, a Fitch atribuiu uma Perspetiva de Evolução negativa a todas as operadoras de casinos em Macau devido às incertezas da futura lei do jogo e fim das concessões em meados do ano.

Em abril do ano passado, a agência de notação financeira tinha revisto a perspetiva económica de Macau de "negativa" para "estável", mantendo o rating AA atribuído ao território.

Leia Também: Festival Sónar Lisboa a partir de hoje em vários locais da cidade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório