Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia. Governo espanhol pede investigação sobre "crimes de guerra"

O governo espanhol manifestou-se hoje indignado com as "imagens insustentáveis" da cidade ucraniana de Bucha, onde foram descobertos cadáveres de civis após a retirada das tropas russas, e pediu uma investigação por "crimes de guerra".

Ucrânia. Governo espanhol pede investigação sobre "crimes de guerra"
Notícias ao Minuto

18:13 - 03/04/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"As imagens insustentáveis de Bucha após a retirada das tropas russas indignam-nos profundamente. Toda a minha solidariedade com as vítimas desta barbárie", escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, numa publicação no Twitter.

O governante espanhol defendeu ainda que "os crimes de guerra devem ser investigados prontamente e os responsáveis devem ser punidos".

Em Bucha, cidade localizada a cerca de 30 quilómetros de Kiev, recentemente recuperada pelas forças ucranianas, dezenas de cadáveres foram encontrados nas ruas e enterrados em valas comuns, mas a Rússia negou hoje que as suas tropas tenham matado civis nesta cidade e assegurou que todas as fotografias e vídeos publicados pelo governo ucraniano são "uma provocação".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Boris Johnson indignado com "ataques desprezíveis" da Rússia contra civis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório