Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Pagamento de gás russo em rublos "não vai prejudicar clientes europeus"

Afirmação foi proferida por Putin em conversa telefónica com o chanceler alemão.

Pagamento de gás russo em rublos "não vai prejudicar clientes europeus"
Notícias ao Minuto

17:25 - 30/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Putin

O chanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, estiveram à conversa esta quarta-feira por telefone, tendo o fornecimento do gás russo sido um dos temas em cima da mesa. 

De acordo com o Le Parisien, o presidente russo disse ao chanceler alemão  que o pagamento em rublos das exportações de gás russo, agora exigido por Moscovo, não deveria prejudicar os clientes europeus.

"Esta decisão não deve conduzir a uma deterioração das condições dos contratos das empresas europeias que importam gás russo", disse o líder do Kremlin após a sua troca de palavras com Olaf Scholz. 

O Kremlin insiste que a Europa terá de pagar o gás russo em rublos, rejeitando críticas do G7, numa altura em que os países ocidentais e Moscovo multiplicam sanções e contra sanções devido à ofensiva russa na Ucrânia.

"Ninguém vai entregar gás de graça. É simplesmente impossível. E só pode ser pago em rublos", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"A situação mudou no contexto de uma guerra económica travada contra a Rússia", sublinhou, "as empresas (que comprem gás russo) devem compreender isto".

Os países do G7 consideraram que a exigência de Moscovo é "inaceitável" e recusaram ceder. "Todos os ministros do G7 estiveram de acordo sobre o facto de se tratar de uma violação unilateral e clara dos contratos existentes (...) o que significa que um pagamento em rublos não é aceitável".

Leia Também: Macron diz a Putin que Ocidente não pagará gás russo em rublos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório