Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Forças ucranianas reconquistam cidade de Irpin, alega autarca

Na passada sexta-feira, o exército e a imprensa local tinham já adiantado que 80% da região de Irpin tinha sido reconquistada pela Ucrânia.

Forças ucranianas reconquistam cidade de Irpin, alega autarca

O presidente da Câmara de Irpin, cidade localizada na província de Kyiv, adiantou esta segunda-feira que as tropas ucranianas terão retomado o controlo total da cidade, que tem sido um dos principais locais de combate com as tropas russas nas proximidades da capital ucraniana.

"Temos boas notícias hoje - Irpin foi libertada", afirmou o presidente da câmara, Oleksandr Markushyn, num vídeo publicado no Telegram, aqui citado pela Reuters.

A mesma fonte reconhece a possibilidade de voltarem a ocorrer "mais ataques" à cidade, garantindo que os cidadãos vão "defendê-la corajosamente".

Na passada sexta-feira, o exército e a imprensa local tinham já adiantado que 80% da região de Irpin tinha sido reconquistada pela Ucrânia. A situação terá, entretanto, evoluído favoravelmente para as tropas ucranianas, de acordo com a mais recente atualização fornecida pelo respetivo autarca.

Irpin terá sido ainda uma das cidades, à semelhança de Hostomel, onde Moscovo terá alegadamente usado bombas de fósforo branco, tal como noticiado pelo The Kyiv Independent, que também cita o presidente da Câmara.

Leia Também: Fontes ucranianas denunciam uso de fósforo branco por forças russas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório