Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Ucrânia: Centro de comando das forças aéreas atingido por mísseis russos

O centro de comando das forças aéreas ucranianas, em Vinnytsia, no centro da Ucrânia, foi hoje atingido por vários mísseis de cruzeiro russos que causaram "danos significativos", segundo o exército ucraniano.

Ucrânia: Centro de comando das forças aéreas atingido por mísseis russos
Notícias ao Minuto

19:10 - 25/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Os russos dispararam seis mísseis de cruzeiro. Alguns foram derrubados pela defesa antiaérea. Os outros atingiram vários edifícios, causando danos significativos", anunciou o comando das forças aéreas ucranianas na plataforma Telegram.

"As consequências deste ataque de mísseis pelas forças ocupantes [da Ucrânia] estão a ser avaliadas", acrescentou a mesma fonte.

O anúncio foi acompanhado de uma foto mostrando apenas a parte esventrada de um edifício de tijolo.

A aviação e a defesa antiaérea resistiram até agora às tentativas do exército russo de controlar o céu ucraniano, estando os pilotos ucranianos a defendê-lo "com grande destreza", declarou na segunda-feira um alto responsável do Pentágono.

A Rússia intensificou as suas operações aéreas e navais perante a resistência das forças ucranianas, segundo esta fonte, mas tais operações não se traduzem em combates aéreos, preferindo a força aérea russa disparar mísseis ar-terra sobre alvos ucranianos a partir do espaço aéreo russo ou bielorrusso.

A ofensiva militar lançada na madrugada de 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de dez milhões de pessoas, mais de 3,7 milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 30.º dia, causou um número ainda por determinar de mortos civis e militares e, embora admitindo que "os números reais são consideravelmente mais elevados", a ONU confirmou hoje pelo menos 1.081 mortos, incluindo 93 crianças, e 1.707 feridos entre a população civil.

Leia Também: Ucrânia: Rússia culpa Kyiv de impedir acordo de segurança da AIEA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório