Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Oito dias depois, forças russas libertam jornalista ucraniano

O jornalista Oleh Baturin foi raptado pelo exército ucraniano a 12 de março.

Oito dias depois, forças russas libertam jornalista ucraniano
Notícias ao Minuto

00:08 - 25/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Oleh Baturin, jornalista do Novy Den, um jornal ucraniano, foi sequestrado pelos militares russos no dia 12 de março, numa paragem de autocarro em Kakhovka, e detido ilegalmente durante mais de uma semana pelo FSB russo, tendo sido libertado no dia 20 de março.

Baturin vive em Kakhovka, uma cidade a oeste da capital regional Kherson, onde trabalha. Desde os primeiros dias da invasão da Ucrânia pelas tropas russas que Baturin tem escrito sobre os eventos relacionados com a guerra.

O ucraniano estava a escrever sobre os crimes cometidos pelos russos, incluindo o sequestro e assassinato de civis, o que, segundo The Kyiv Independent, terá provavelmente chamado à atenção das forças russas. 

Segundo o jornalista, os russos que o interrogaram estavam interessados, sobretudo, em encontrar os organizadores dos comícios pró-ucranianos em Kherson Oblast.

Oleh Baturin contou que, na tarde de dia 12 de março recebeu uma chamada telefónica do ativista Serhiy Tsygipa de um contacto desconhecido a pedir para se encontrar perto da rodoviária às 17h00, não mencionando o objetivo. No dia seguinte percebeu que ele já estava preso quando lhe ligou.

Deslocou-se à paragem de autocarro onde estava uma carrinha da qual saíram homens a gritar: “Não se mexa, cara para baixo, de joelhos!”.

O jornalista relata ainda que teve de entregar os documentos e o telefone, tendo sido algemado e 'atirado' para o chão da carrinha, transporte que as tropas russas usaram para o levar para o Conselho Municipal de Nova Kakhovka, onde foi interrogado.

Leia Também: Tropas russas matam seis civis ucranianos na fila de ajuda humanitária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório