Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: NATO tem de "evitar guerra total" (e reforça defesa)

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: NATO tem de "evitar guerra total" (e reforça defesa)

Assinala-se esta quinta-feira, 24 de março, um mês desde o início da invasão russa à Ucrânia.

A guerra deixou o país devastado, levou à separação de famílias e milhões de pessoas tiveram de deixar as suas casas para trás. Mas esta invasão não afetou só aqueles que estão diretamente envolvidos no conflito, tem também trazido consequências, sobretudo económicas, para outros países.

Hoje, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky,  participa em três cimeiras em Bruxelas: a dos líderes da NATO, G7 e Conselho Europeu. O chefe de Estado ucraniano espera “passos significativos” por parte das alianças, depois de lamentar a falta de apoio militar do Ocidente.

“Vamos ver quem é amigo, quem é parceiro e quem nos traiu por dinheiro”, disse. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h55 - Boa tarde! Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos da Guerra na Ucrânia aqui.

15h49 - Ucrânia diz que ocorreu "primeira troca" de prisioneiros de guerra

Ocorreu a “primeira troca completa” de prisioneiros de guerra, anunciou a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk. 

Através de um comunicado partilhado no Facebook, a governante indicou que 11 civis russos foram devolvidos à Rússia, depois de serem resgatados de um navio afundado perto da cidade portuária de Odesa. Em troca, 19 civis ucranianos regressaram a casa, depois de o navio de resgate onde se encontravam ter sido capturado pelas tropas russas. 

Além disso, a Ucrânia diz que 10 “ocupantes” que tinham sido capturados foram devolvidos e a Ucrânia retirou do terreno 10 dos seus militares. 

15h29 - Boris diz que Ucrânia deve receber o Euro'28 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, sugeriu esta quinta-feira que a Rússia deve desistir do seu interesse em organizar o Campeonato Europeu de Futebol de 2028 e ceder a oportunidade à Ucrânia. A posição do governante surge um dia após o Reino Unido e a Irlanda formalizarem o seu interesse em receber a competição.

15h27 - França e Turquia oferecem-se como intermediários do conflito na Ucrânia

Os Presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ofereceram-se hoje para "acompanhar" as negociações entre a Ucrânia e a Rússia, logo que seja estabelecido um cessar-fogo.

15h25 - Melitopol. Autarca denuncia reabertura de escolas com ensino em russo

O autarca deposto da cidade ucraniana de Melitopol, Ivan Fedorov, denunciou hoje que as escolas da cidade serão obrigadas a reabrir e as crianças serão ensinadas em língua russa.

15h21 - EUA estendem sanções a deputados da Duma

Os Estados Unidos vão estender as sanções aos 328 deputados da Duma, o parlamento russo.

Sublinhe-se que o país já tinha avançado com um novo pacote de sanções contra a Rússia e, através do Twitter, O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou que os deputados da Duma também serão sancionados.

15h13 - "Esta crueldade tem de acabar". Vídeo mostra a destruição de Mariupol

Um vídeo partilhado pelo meio de comunicação bielorrusso Nexta mostra a destruição de Mariupol, um mês após o brotar da guerra na Ucrânia. A cidade portuária tem sido um dos grande alvos das forças russas, estando cercada há cerca de duas semanas.

15h04 - Ucrânia diz que já morreram 15.800 soldados russos

A Ucrânia dá conta de 15.800 baixas entre as forças russas desde o início da guerra. 

Um balanço, divulgado esta quinta-feira, indica ainda que as tropas russas já perderam 1.597 veículos blindados, 530 tanques e 124 helicópteros. 

14h57 - NATO tem de "evitar que conflito se torne uma guerra total na Europa"

O secretário-geral da NATO disse que os aliados estão "a fazer o que podem" para armar a Ucrânia e que ouviram "muito atentamente" a intervenção por videoconferência do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na cimeira de hoje.

14h44 - Líderes da NATO aprovam reforço de defesa no leste da Europa

Os líderes da NATO concordaram em fortalecer a defesa no leste da Europa numa resposta à invasão russa à Ucrânia.

Serão enviados quatro novos grupos de combate para a Bulgária, Roménia, Hungria e Eslováquia, que se vão juntar aos quatro contingentes armados da NATO na Polónia e nos Países Bálticos. 

“Em resposta às ações da Rússia, ativámos os planos de defesa da NATO, destacámos elementos da Força de Resposta da NATO e colocámos 40.000 soldados no nosso flanco leste, juntamente com meios aéreos e navais significativos, sob o comando direto da NATO, suportado por destacamentos nacionais dos aliados”, anunciaram. 

A Aliança reforça que estas ações continuam a ser “preventivas”. 

“Também iremos fortalecer significativamente a nossa postura de dissuasão e defesa de longo prazo”, indicou a NATO, que sublinhou que também irá aumentar a sua prontidão de resposta a ameaças nucleares.

14h55 - Aliados acordaram atualizar plano de investimentos em Defesa até junho

O primeiro-ministro anunciou hoje que os Estados-membros da NATO se comprometeram a atualizar o seu plano de investimentos em Defesa até à cimeira de junho, indicando que Portugal irá aumentar o seu investimento em equipamento.

14h28 - NATO exorta China a abster-se de apoiar esforço de guerra da Rússia

Os chefes de Estado e de Governo da NATO, reunidos hoje em Bruxelas, exortaram a China a abster-se de "apoiar de qualquer forma o esforço de guerra da Rússia" na Ucrânia, incluindo a ajudar Moscovo a "contornar as sanções".

14h27 - Enviar missão de paz da NATO pode começar III Guerra Mundial, diz Lukashenko

O Presidente da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko, avisou hoje que a proposta da Polónia de enviar um contingente de manutenção da paz da NATO para a Ucrânia pode significar o início da III Guerra Mundial.

14h26 - NATO. Aliados decidem prolongar mandato de Stoltenberg por mais um ano

Os países membros da NATO concordaram hoje em prolongar o mandato do atual secretário-geral, Jens Stoltenberg, por mais um ano, até 30 de setembro de 2023, dada a crise de segurança atual à luz da guerra lançada pela Rússia na Ucrânia.

14h20 - "A derrota que Putin teve foi dar uma nova vida à NATO", diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, posicionou-se, esta quinta-feira, contra as críticas que, nos últimos anos, têm vindo a acusar a NATO de estar "em morte cerebral". Em declarações aos jornalistas, em Bruxelas, apontou que a invasão russa sobre a Ucrânia, orquestrada por Vladimir Putin, veio dar, efetivamente, uma "nova vida" à Aliança Atlântica.

13h21 - Presidente do Conselho Europeu diz que Putin "deve ser derrotado"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse, esta quinta-feira, em Bruxelas, que Putin “deve ser derrotado” e que, para que isso aconteça, é preciso “apoiar a Ucrânia o máximo possível”. 

Charles Michel defendeu que a guerra deve “parar” para que o direito internacional e os princípios diplomáticos sejam protegidos e que a NATO, os países do G7 e os membros da UE estão “sólidos" e “unidos”. 

13h12 - NATO estuda possibilidade de enviar mísseis antinavio para a Ucrânia

A NATO está a estudar a possibilidade de enviar mísseis antinavio para a Ucrânia. Fonte oficial da Casa Branca adiantou que os Estados Unidos tinham começado a "consultar" os seus aliados sobre esta hipótese.

13h07 - O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano confirmou que residentes de Mariupol estão a ser obrigados a ir para a Rússia.

13h06 - Alemanha com manutenção de centrais a carvão para substituir gás russo

O Governo alemão anunciou hoje a possibilidade de "suspender" o encerramento de algumas centrais a carvão para substituir o gás russo, mas mantém o objetivo de deixar esta energia fóssil em 2030.

12h59 - Ministro da Defesa russo reaparece em público

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, reapareceu em público, esta quinta-feira. O governante não era visto desde 11 de março.

Shoigu surgiu em imagens captadas pela agência estatal russa RIA, durante uma reunião do Conselho de Segurança do país. 

Já hoje o Kremlin se tinha pronunciado sobre a ausência do ministro, referindo que Shoigu "tem  muitas preocupações em mãos" e que "não tem tempo para a imprensa nem para atividades mediáticas".

12h49 - Kremlin diz que Johnson é o líder “anti-russo” mais ativo

O Kremlin afirmou hoje que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, é o líder “anti-russo” mais ativo. 

“Quanto ao senhor Johnson, vemo-lo como o participante mais ativo na corrida para ser anti-russo”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, segundo a agência de notícias estatal russa RIA, citada pelo Guardian. 

12h42 - Parlamento Europeu aprova uso de fundos da UE para ajudar refugiados

O Parlamento Europeu aprovou hoje a flexibilidade do uso, pelos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), de fundos disponíveis da coesão e do asilo para apoiar os refugiados ucranianos que fogem da invasão russa.

12h23 - Residentes em Kyiv indecisos entre sair e ficar
 
No bairro residencial de Nvyky, como em tantos outros da capital ucraniana, Kiev, os moradores dividem-se entre os que querem fugir após ataques a zonas habitacionais e os que querem ficar na terra onde cresceram.

12h20 - Autarquia diz que milhares de residentes de Mariupol estão a ser levados à força para a Rússia

Há relatos de que milhares de residentes da cidade ucraniana de Mariupol, cercada pelas forças russas, estão a ser enviados à força para a Rússia, avança a Sky News, que cita fonte da autarquia. 

Segundo a mesma fonte, cerca de 15 mil pessoas terão sido obrigadas a deixar a cidade. A autarquia diz que estas pessoas são selecionadas antes de serem colocadas em autocarros para sair da região.

12h04 - Cruz Vermelha pede apoio à Rússia para abrir delegação perto da fronteira
 
O Comité Internacional da Cruz Vermelha pediu hoje apoio à Rússia para abrir uma delegação da organização em Rostov do Don, perto da fronteira russo-ucraniana e da foz do mar de Azov, e melhorar a assistência aos ucranianos.

11h44 - Alvo de sanções, dono dos supermercados Dia diz não saber "como viver"

Mikhail Fridman, um dos sete oligarcas da primeira onda e dono do fundo de investimento Letterone, que controla a cadeia de supermercados espanhola Dia e Minipreço, viu a sua vida virada do avesso com as sanções ocidentais aplicadas aos magnatas russos próximos do presidente daquele país, Vladimir Putin. Em entrevista à Bloomberg, Fridman revela que não sabe “como viver”, não entendendo o porquê de ter sido “castigado”.

11h35 - Rússia "quer ir mais longe"

Zelensky avisa ainda que “a Rússia quer ir mais longe” e “atingir os membros da NATO do leste da Europa”. 

11h27 - NATO “ainda tem de provar o que pode fazer para salvar pessoas”

Zelensky diz que a NATO “ainda tem de provar o que pode fazer para salvar pessoas” e mostrar que é, “verdadeiramente”, a associação “de defesa mais poderosa do mundo”.

“O mundo está à espera e a Ucrânia está muito à espera de ação real”, afirmou.

11h19 - Presidente ucraniano pede apoio militar depois de dizer que país está a lutar em condições "desiguais"

Zelensky lembra que tem pedido apoio aéreo desde o início da invasão, uma fragilidade da Ucrânia. 

"Estamos em condições desiguais há mais de um mês", disse o presidente ucraniano, pedindo apoio militar sem limites para salvar o seu povo e as cidades.

Zelensky refere que, até então, a Ucrânia “não recebeu um único avião” ou tanque por parte da NATO, mas sublinha que a Aliança ainda pode ajudar, declarando que é “uma questão de vida ou morte”.

O chefe de Estado da Ucrânia ressalva, contudo, que a culpa da guerra não é da NATO e apela a que o Ocidente forneça armamento.

11h11 - Zelensky já fala na cimeira da NATO

O presidente ucraniano já está a discursar na cimeira da NATO, no mesmo dia em que se assinala um mês desde o início da invasão russa à Ucrânia. Zelensky fala num "terrível mês de destruição", mas também num mês de "defesa heroica".

O chefe de estado ucraniano diz que "sente" que o país está preso numa "zona cinzenta" entre o Ocidente e a Rússia, uma vez que não faz parte da Aliança, mas defende os seus "valores comuns".

10h56 - Zelensky defende que Ucrânia merece ser um membro de "pleno direito" da UE

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, esta quinta-feira, que a Ucrânia merece ser um membro de “pleno direito” da União Europeia (UE). 

Num discurso ao parlamento sueco, o chefe de Estado ucraniano defendeu que a Ucrânia não está apenas a lutar pelo seu povo, mas também pela segurança da Europa.

“Não estamos a lutar apenas pelo povo da Ucrânia, mas pela segurança da Europa e mostrámos que merecemos ser um membro de pleno direito da UE”, disse. 

10h47 - Cerca de 4,3 milhões de crianças deslocadas devido à guerra

Mais da metade das crianças ucranianas, cerca de 4,3 milhões, deixaram as suas casas para fugir da insegurança e dos combates desencadeados pela invasão da Rússia iniciada a 24 de fevereiro, indicou hoje a UNICEF.

10h43 - Já é conhecido novo nome para assumir Ministério da Agricultura ucraniano 

Pouco depois de ser noticiado o pedido de demissão de Roman Leshchenko do cargo de ministro da Agricultura da Ucrânia, a Reuters avança que já há um substituto. Trata-se de Mykola Solskyi, presidente do Comité para a Política Agrária do parlamento ucraniano, que confirmou à agência que aceitou o convite para a pasta. 

10h24 - Kremlin confirma que Abramovich participou nas negociações entre Rússia e Ucrânia

O Kremlin confirmou, esta quinta-feira, que o magnata russo Roman Abramovich desempenhou um papel inicial nas negociações entre Rússia e Ucrânia. 

“Ele [Abramovich] participou na fase inicial”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em conferência de imprensa. “Agora as negociações são entre as duas equipas, os russos e os ucranianos”, acrescentou.

10h10 - Rússia diz que tomou cidade de Izyum. Ucrânia nega

A Rússia diz que tomou a cidade de Izyum, na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, segundo revelou o canal de notícias estatal Rossiya 24, que cita o porta-voz do Ministério da Defesa russo. Contudo, a Ucrânia nega e diz que os combates continuam. 

09h53 - Von der Leyen e Biden reúnem amanhã para debater cooperação

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reúnem-se na sexta-feira em Bruxelas para discutir a cooperação no contexto da invasão russa na Ucrânia.

"Amanhã (sexta-feira, 25 de março) às 09h00 [08h00 em Lisboa], a presidente @vonderleyen vai reunir-se com o @POTUS Biden para discutir a cooperação no contexto da invasão da Rússia na Ucrânia", escreveu o porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer, na sua conta na rede social Twitter.

09h52 - Apesar da guerra, os casamentos na Ucrânia multiplicam-se

Dados do Ministério da Justiça ucraniano, citados pelo conselheiro do Ministério do Interior, Anton Gerashchenko, indicam que se realizaram 15.443 casamentos durante o primeiro mês da invasão russa.

09h48 - Cimeira da NATO já arrancou

Notícias ao Minuto Líderes da Nato posam para fotografia antes de se reunirem© REUTERS/Wolfgang Rattay  

09h44 - Reino Unido adiciona pessoas e entidades à lista de sancionados

Novas pessoas e entidades vão ser alvo de sanções por parte do Reino Unido, nomeadamente o Wagner Group, organização paralimitar privada com fortes ligações ao governo russo. Neste momento mais de 1.000 cidadãos e entidades russas fazem parte da lista de sancionados do país.

09h22 - Stoltenberg vai ficar à frente da NATO mais um ano, diz imprensa norueguesa

Jens Stoltenberg deverá prolongar as suas funções como secretário-geral da NATO por mais um ano devido à guerra na Ucrânia. A notícia está a ser avançada pela imprensa da Noruega, país de Stoltenberg. Esta extensão já terá sido aprovada por todos os aliados e deverá ser anunciada em breve. Estava previsto que o mandato de Stoltenberg, à frente da NATO desde 2014, terminasse a 1 de outubro. 

09h05 - "Tem que ficar muito claro que no território da NATO ninguém entra", diz Costa

António Costa fez, esta manhã, as primeiras declarações à chegada à cimeira da NATO, em Bruxelas, na Bélgica, onde afirmou que esta será uma reunião onde os aliados reafirmarão "a unidade da aliança no pilar europeu, no pilar do Reino Unido e americano". "Unidos na defesa da paz e numa afirmação muito clara de que é preciso por fim à guerra, é necessário reestabelecer o direito internacional com a retirada das tropas russas da Ucrânia", acrescentou. 

09h04 - Análise oficial britânica diz que Moscovo pode mobilizar reservistas

Os serviços secretos britânicos admitem que as "milhares de baixas russas" na campanha ucraniana podem vir a obrigar Moscovo a contratar mercenários e a mobilizar reservistas na Rússia.

09h00 - Biden já chegou a Bruxelas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já está em Bruxelas, onde vai participar nas três cimeiras que hoje se realizam.

08h49 - Rússia "não tem interesse em negociar um cessar-fogo"

Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, disse, esta quinta-feira, que a Rússia “não tem interesse em negociar um cessar-fogo”. 

“Neste momento, a Rússia não se quer sentar e negociar: o que quer é ocupar o território [da Ucrânia]”, disse, em entrevista ao canal espanhol TVE. 

“A Rússia quer cercar a costa até à Moldávia e isolar a Ucrânia do mar. Quer negociar seriamente apenas quando alcançar uma posição de poder”, acrescentou. 

08h37 - Navio russo destruído na cidade ocupada de Berdyansk, diz Ucrânia

A marinha ucraniana avançou esta quinta-feira ter destruído o navio ‘Orsk’ da frota russa, em Berdyansk, cidade ocupada pela Rússia desde 27 de fevereiro. Imagens partilhadas nas redes sociais mostram o porto da cidade em Zaporizhzhya, no sudeste da Ucrânia, com uma enorme coluna de fumo.

“O grande navio ‘Orsk’ da frota dos invasores foi destruído no porto de Berdyansk, ocupado pelos russos. Glória à Ucrânia!”, avançou a marinha ucraniana, numa publicação na sua página do Facebook.

08h15 - Putin "cometeu um grande erro ao lançar guerra contra uma nação soberana"
 
O secretário-geral da NATO disse esperar que os aliados concordem hoje em acelerar os investimentos em defesa, no atual contexto do regresso da guerra à Europa, "a mais grave crise de segurança numa geração".

Jens Stoltenberg disse que a NATO vai continuar a prestar apoio à Ucrânia, e insistiu que o Presidente russo, Vladimir Putin, "cometeu um grande erro, ao lançar esta guerra contra uma nação independente soberana".

08h13 - Ministro dos Negócios estrangeiros ucraniano pede que UE não se "curve" perante exigência de Putin de pagamento de gás russo em rublos

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, apelou esta quinta-feira para que a União Europeia não se “curve” perante a exigência do presidente russo, Vladimir Putin, de que o gás e petróleo russos sejam pagos em rublos, deixando de aceitar euros ou dólares. 

“Se algum país da UE se curvar às exigências humilhantes de Putin de pagar petróleo e gás em rublos, será como ajudar a Ucrânia com uma mão e ajudar os russos a matar ucranianos com a outra. Exorto os países relevantes a fazer uma escolha sábia e responsável”, escreveu no Twitter. 

08h04 - Ministro da Agricultura da Ucrânia demite-se 

O ministro da Agricultura ucraniano demitiu-se do cargo, avança a Reuters. Até então, não é conhecida a razão desta decisão. Estava no cargo desde 2020. 

07h59 - Ucrânia abre sete corredores humanitários

Vão ser abertos sete corredores humanitários esta quinta-feira, anunciou a vice-primeira-ministraucraniana, Iryna Vereshchuk. No entanto, nenhum destes corredores vai partir da cidade de Mariupol, cercada pelas forças russas.

Os moradores de Mariupol que queiram sair estão a ser aconselhados a dirigir-se até à cidade próxima de Berdyansk, onde estará um transporte, caso queiram correr esse risco.

07h50 - Boris Johnson diz que Putin ultrapassou "linha vermelha"

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, diz que Putin "já ultrapassou uma linha vermelha" ao bombardear "indiscriminadamente centros populacionais", devendo, por isso, ser julgado por crimes de guerra.

Em declarações à rádio LBC, Johnson diz que a comunidade internacional vai “aumentar a pressão sobre Putin” e admite a possibilidade de tomar medidas contra as reservas de ouro russas. 

07h37 - Porto de Berdyans em chamas

Várias imagens mostram que o porto de Berdyansk, no leste da Ucrânia, atualmente ocupado pelos russos, está em chamas. A imprensa ucraniana, citada pela Sky News, diz que é provável que as forças russas estejam a atacar tanques de combustível.

07h33 - Kyiv. Contraofensivas ucranianas estão a ser bem-sucedidas nos arredores
 
As forças ucranianas estão a executar contraofensivas bem-sucedidas contra o Exército russo em cidades nos arredores de Kiev e podem já ter reconquistado Makariv e Moschun, revelou na quarta-feira o Ministério da Defesa do Reino Unido.

07h31 - NATO estima entre sete mil a 15 mil soldados russos mortos na Ucrânia
 
A NATO estimou na quarta-feira que entre sete mil e 15 mil soldados russos foram mortos em quatro semanas de guerra na Ucrânia.
  

07h29 - Ucrânia. EUA anunciam sanções para "figuras políticas" e "oligarcas"

Os Estados Unidos vão anunciar hoje "um conjunto de sanções que dizem respeito tanto a figuras políticas" como a "oligarcas", anunciou o conselheiro de segurança nacional norte-americana Jake Sullivan, citado pela France Presse.

07h27 - Bruxelas acolhe cimeiras da NATO, G7 e UE um mês após início da guerra

Bruxelas acolhe hoje três cimeiras de alto nível, com os líderes da NATO, do G7 e da União Europeia a procurarem transmitir um sinal de forte unidade face à guerra lançada pela Rússia na Ucrânia, há precisamente um mês.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de visita à Europa, participará nas três cimeiras, tornando-se o primeiro chefe de Estado norte-americano a marcar presença fisicamente num Conselho Europeu, naquela que é simultaneamente a quarta cimeira de líderes da União Europeia (UE) nas últimas cinco semanas, e na qual deverá também intervir, por videoconferência, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Portugal estará representado na cimeira da NATO e no Conselho Europeu -- este último de dois dias, entre quinta e sexta-feira -- pelo primeiro-ministro, António Costa.
 

07h15 - Bom dia. Continuamos esta quinta-feira a nossa cobertura AO MINUTO sobre a invasão russa na Ucrânia. Pode recordar o acompanhamento da tarde de ontem aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório