"Mesmo nos dias mais difíceis, a moral do exército ucraniano é inquebrável". É desta forma que a Nexta TV, um meio de comunicação bielorrusso, descreve o momento em que um soldado ucraniano toca o hino nacional do seu país para os colegas.
O vídeo do momento tem sido partilhado amplamente nas redes sociais.
"A versão mais sincera do hino nacional ucraniano. Violinista do exército", escreveu Lesia Vasylenko, deputada ucraniana que relatou na quinta-feira, na Câmara dos Comuns do Reino Unido, os crimes de horror das tropas russas.
Enquanto o soldado toca, os seus colegas levantam-se, uns com as mãos sobre o peito outros gravando com os telemóveis o momento.
A Rússia lançou na madrugada de dia 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 780 mortos e 1.252 feridos. Mais de 100 das mortes são crianças.
Cerca de 5,2 milhões de pessoas fugiram das suas casas, entre as quais mais de 3,1 milhões para países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Situação "incerta". Cruz Vermelha confirma saída de equipa de Mariupol