"Suspeitamos que a evasão tenha ocorrido nas primeiras horas de hoje", avançou o porta-voz do Departamento de Serviços Correcionais da África do Sul, Singabakho Nxumalo em declarações à Lusa.
A fuga ocorreu na cadeia de Rooigrond, arredores de Mahikeng, capital da província sul-africana Noroeste [North West], que faz fronteira com o Botsuana, segundo as autoridades sul-africanas.
"Os reclusos são Alfred Gwambe, moçambicano, condenado a 65 anos de prisão por arrombamento de residências, furto e posse de veículo roubado, e Zacharia Francisco Nyalimate, condenado a 27 anos de prisão por assalto a residências e homicídio", salientou Nxumalo.
De acordo com o porta-voz sul-africano, integram o grupo de reclusos em fuga, considerado "perigoso", dois presos sul-africanos, sendo que um deles cumpria pena de prisão perpétua por "violação, roubo e assalto a residências".
Fonte da polícia sul-africana na província do Noroeste adiantou à Lusa que um caso de fuga foi reportado na esquadra local na manhã de hoje.
Leia Também: Desacordo entre juízes sobre financiamento britânico a gás em Moçambique