Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Kyiv prepara-se para invasão; Zaporizhzhia já não é ucraniana

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Kyiv prepara-se para invasão; Zaporizhzhia já não é ucraniana

A invasão russa da Ucrânia está hoje no seu 17.º dia e continua a tentativa de criação de corredores humanitários para levar a população civil à segurança. Este sábado, as autoridades anunciaram a criação de seis corredores humanitários desde a região de Sumy, no nordeste do país, para a cidade ucraniana de Poltava, 175 quilómetros a sul.

Entretanto os ataques continuam. Esta manhã as autoridades ucranianas acusaram a Rússia de terem atingido um hospital que presta cuidados oncológicos e vários edifícios residenciais na cidade de Mykolaiv, no sul do país. Isto depois de, na quarta-feira, pelo menos três pessoas, incluindo uma criança de seis anos, terem morrido na sequência de um bombardeamento de tropas russas a um hospital pediátrico em Mariupol, no sudeste da Ucrânia.

Para além dos problemas relacionados com os bombardeamentos, esta sexta-feira, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alertou que oito a 13 milhões de pessoas no mundo poderão sofrer de subnutrição se o bloqueio às exportações de alimentos da Ucrânia e Rússia perdurarem devido à guerra.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h30 - Boa tarde! Encerramos aqui este acompanhamento ao minuto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Poderá acompanhar o próximo registo  aqui.

14h45 - O apelo do Papa: "Em nome de Deus, parem!"

O papa Francisco fez hoje um novo apelo para acabar com a invasão russa da Ucrânia e a guerra, denunciando as duras repercussões nas crianças e exortando: "Em nome de Deus, parem!".

14h40 - Fluxo de refugiados diminui nas últimas 24 horas

O fluxo de pessoas que fogem do conflito na Ucrânia desacelerou na sexta-feira, para se aproximar de 2,6 milhões de refugiados, duas semanas após a invasão russa, de acordo com a última contagem da ONU divulgada hoje.

14h30 - Zelensky confirma que também falou Emmanuel Macron e Olaf Scholz sobre a paz

O presidente ucraniano diz que falou com os dois líderes para discutir a ameaça civil do agressor. Afirma ainda que pediu aos parceiros "ajuda para libertar o presidente da câmara de Melitopol".

O governante reforçou ainda que "perspectivas para negociações de paz também foram discutidas" e salientou que "devemos parar o agressor juntos".

14h20 - Putin fala durante 75 minutos com Macron e Scholz sobre como "acabar com a guerra na Ucrânia"

Um porta-voz do governo alemão citado pela SkyNews, disse que a conversa era "parte dos esforços internacionais em andamento para acabar com a guerra na Ucrânia" e acrescentou que os três homens concordaram em não dizer mais nada sobre o conteúdo do telefonema.

Num comunicado separado, o Kremlin disse que Putin falou com a dupla ocidental sobre o estado das negociações entre Moscovo e Kyiv e respondeu às suas preocupações sobre a situação humanitária.

14h00 - Ucrânia proíbe exportação de fertilizantes, diz o Ministério da Agricultura

"O gabinete de ministros introduziu uma cota zero para a exportação de fertilizantes minerais que é uma proibição de facto da exportação de fertilizantes da Ucrânia", disse o ministério em comunicado, citado pela agência Reuters.

13h30 - Kyiv está a preparar-se para invasão da cidade, diz autarca da cidade

O presidente da câmara de Kiev anunciou hoje que as autoridades estão a armazenar medicamentos, produtos e bens de primeira necessidade, antevendo uma possível invasão por parte das tropas russas, que já bombardeiam os arredores.

13h15 - Rússia coloca 11 engenheiros na central nuclear de Zaporizhzhia

Rússia enviou 11 engenheiros para a central nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia. 

A informação é avançada por Petro Kotin, chefe da Empresa Nacional de Geração de Energia Nuclear da Ucrânia  (Energoatom), que indica que os ocupantes russos anunciaram à equipa da central nuclear que esta agora lhes pertence e que será operada de acordo com as ordens da Companhia Estatal de Energia Nuclear russa (Rosatom). 

13h14 - Tropas russas capturaram arredores de Mariupol

Depois de mais de uma semana sitiada pelos russos, sem eletricidade, gás ou água, as tropas russas conseguiram tomar os arredores de Mariupol e Severodonetsk no leste da Ucrânia.

A informação é avançada pelos militares da Ucrânia que indicam ainda que esta era uma prioridade das forças russas.

12h55 - Croácia critica NATO após 'drone' russo ter sobrevoado Estados-membros

A Croácia criticou hoje a NATO pelo que disseram ser uma reação lenta ao voo de um aparelho aéreo não tripulado ('drone') desde a zona de guerra na Ucrânia sobre vários Estados-membros da organização, despenhando-se numa zona urbana de Zagreb.

"Não podemos tolerar esta situação, nem deveria ter acontecido", afirmou o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, ao visitar o local do embate do 'drone', noticia a agência Associated Press.

12h40 - Roman Abramovich foi desqualificado como diretor do Chelsea

Roman Abramovich foi desqualificado como diretor do Chelsea Football Club, anunciou a Premier League.

A liga inglesa esclarece, em comunicado, que a decisão da não tem impacto na capacidade do clube para treinar e jogar, "conforme estabelecido nos termos de uma licença emitida pelo Governo que termina a 31 de maio de 2022".

Esta posição surge menos de 24 horas depois de o governo do Reino Unido ter imposto sanções económicas a Roman Abramovich, face às alegadas ligações do oligarca russo com o presidente do país natal, Vladimir Putin, face à invasão militar à Ucrânia.

12h25 - Rússia ameaça atacar carregamentos de armas ocidentais

O vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros ameaçou hoje os Estados Unidos da América de que poderá atacar os seus carregamentos de armas para a Ucrânia, nos locais tomados pelo exército russo desde há duas semanas.

"Nós alertámos os Estados Unidos de que a entrega de armas que estão a organizar a partir de vários países não é apenas um movimento perigoso, é um ato que torna os comboios respetivos em alvos legítimos", alertou Serguei Riabkov em entrevista ao jornal Canal de TV Pervy Kanal.

12h10 - Macron e Scholz conversaram hoje com Putin sobre guerra na Ucrânia

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, conversaram novamente hoje com o Presidente russo, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia, um dia após a cimeira europeia em Versalhes, informou o Palácio do Eliseu.

12h00 - Forças russas destroem aeródromo militar perto da fronteira com Polónia

O exército russo destruiu o aeródromo militar ucraniano de Lutsk, perto da fronteira com a Polónia, depois de o atingir com quatro mísseis na sexta-feira, foi hoje anunciado por um autarca local.

11h50 - Há crianças a desaparecer na fronteira ucraniana, relatam grupos de ajuda

Já na passada quarta-feira, as Nações Unidas já alertavam para o risco crescente de violência, exploração e abuso sexual em relação às mulheres e crianças que abandonam a Ucrânia. Este sábado, grupos de ajuda, estão a relatar o desaparecimento de crianças e tráfico de pessoas ao longo das fronteiras na Ucrânia.

11h40 - Volodymyr Zelensky falou à nação

Na intervenção exigiu a libertação do representante de Melitopol, que foi alegadamente sequestrado por forças russas. Acrescentou também que "as tropas russas estão a sofrer grandes perdas", disse.

Realçou que as perdas do inimigo podem ser "o maior golpe para as tropas russas em dezenas de anos".

Informou ainda que 31 grupos táticos russos ficaram incapazes de combater e pediu que os russos mantenham o cessar-fogo nas rotas humanitárias.

11h15 - Bielorrússia nega planos de se juntar à invasão russa da Ucrânia

A Ucrânia disse ontem à noite que teme que a Bielorrússia se junte à invasão da russa dentro de horas. No entanto, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Bielorrússia, Viktor Gulevich, insistiu que o país não tem planos de se juntar à invasão russa, mas que está a enviar cinco grupos táticos para a fronteira para substituir tropas que já lá estão.

Citado pela SkyNews salientou que "a transferência de tropas não está de forma alguma relacionada com (qualquer) preparação, e especialmente com a participação de soldados bielorrussos na operação militar especial no território da Ucrânia".

11h00 - Corredores humanitários ameaçados por "bombardeamentos constantes", dizem governantes ucranianos

Os governadores de duas regiões ucranianas, Kyiv e Donetsk, disseram em declarações separadas que os ataques russos continuavam em áreas onde a Ucrânia estava a tentar retirar pessoas e levar ajuda por rotas acordadas, reporta a SkyNews. 

"A carga humanitária está a mover-se em direção a Mariupol, informaremos como a situação se desenvolve... A situação é complicada, há bombardeamentos constantes", disse Pavlo Kyrylenko, governador de Donetsk, os media locais. "A situação é extremamente difícil", acrescenta.

10h55 - Invasão russa na Ucrânia já matou 79 crianças e feriu mais de 100

São já 79 o número de crianças vítimas da invasão russa contra a Ucrânia. O balanço é avançado pela Procuradoria Geral da República da Ucrânia, segundo o jornal The Kyiv Independent.

10h50 - Centro oncológico e hospital bombardeados em Mykolaiv mas sem feridos

A cidade portuária de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, perto de Odessa, foi bombardeada durante a noite de sexta-feira para hoje, tendo sido atingidos um centro oncológico e um hospital oftalmológico, observou uma jornalista da AFP.

O médico chefe da unidade de saúde, Maksim Beznosenko, disse que várias centenas de pacientes estavam no hospital durante o ataque, que não causou vítimas.

10h40 - "Não estamos com problema de abastecimento", garante ministra da agricultura

"Em primeiro lugar é preciso tranquilizar os portugueses, nós não estamos com um problema de abastecimento. Estamos a acompanhar toda a cadeia de abastecimento, estamos numa crise que se junta à crise pandémica e a uma seca", esclareceu este sábado Maria do Céu Antunes em declarações aos jornalistas, sobre a alegada escassez de alimentos noticiada na sexta-feira devido à invasão da Rússia na Ucrânia.

10h35 - Kyiv continua a acreditar na ameaça de invasão pela Bielorrússia

A Ucrânia não tem informação de que as tropas bielorrussas estejam a entrar no país, mas considera que a ameaça de tal invasão permanece bastante alta, segundo um responsável parlamentar ucraniano, citado pela agência Ukrinform.

10h20 - Autoridades conseguiram abrir corredor humanitário para Mariupol

As autoridades ucranianas anunciaram ter conseguido abrir um corredor humanitário para levar alimentos e medicamentos a Mariupol, no leste do país, uma das cidades alvo de mais ataques do exército russo desde o início da ofensiva militar.

10h13 - Rússia diz estar pronta para iniciar negociações de controlo de armas com os EUA

A informação foi avançada pelo vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov citado pela agência de notícias RIA que diz que Moscovo e Washington estão em permanente contacto, mas que o Kremlin não vê sinais de que os EUA estejam prontos para continuar a falar sobre a Ucrânia.

O governante salienta ainda à agência que as propostas sobre garantias de segurança que a Rússia tinha enviado aos EUA e à NATO antes de entrarem na Ucrânia já não são válidas, pois a situação é hoje diferente.

10h00 - Os invasores russos continuam a bombardear Kharkiv

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia revela que foram encontrados mortos nos escombros de um edifício. Segundo as informações na rede social Twitter os corpos de cinco vítimas foram encontrados, "incluindo duas crianças".

09h55 - Polaco suspeito de violar jovem ucraniana a quem ofereceu abrigo

Um homem polaco, de 49 anos, foi detido por suspeita de ter violado uma adolescente de 19 anos que tinha fugido da Ucrânia. De acordo com a Sky News, que cita um comunicado da polícia, o homem atraiu a jovem através de um oferta de abrigo que colocou na Internet.

09h50 - G7 diz que elites russas "não vão colher mais ganhos"

Os líderes mundiais pertencentes ao G7 anunciaram, esta sexta-feira, mais sanções para a Rússia, por forma a pressionar o país a acabar com o conflito em território ucraniano.

Em comunicado, o grupo anunciou que iria retirar o status de ‘nação mais favorecida’ à Rússia. A sanção implica que o país deixa de ter tarifas reduzidas no que diz respeito a relações comerciais com outros países.

09h40 - Rússia afirma ter destruído centro de inteligência próximo de Kyiv

Ataques aéreos russos na Ucrânia destruíram hoje uma base militar em Vasilkov, a sudeste de Kiev, e um centro de inteligência em Brovary, a leste da capital ucraniana, segundo o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

09h30 - Vários moradores de Melitopol protestam corajosamente nas ruas depois do presidente da câmara ser raptado

A fotografia foi reportada pelo jornalista Oliver Carroll, na rede social Twitter e mostra centenas de pessoas a protestar nas ruas de Mariupol depois do presidente câmara ter sido raptado esta sexta-feira. Veja aqui o vídeo do sequestro feito pelas forças russas, e em baixo a foto do protesto.

09h27 - Mesquita com 80 civis bombardeada em Mariupol, confirma o MNE ucraniano

"A mesquita do sultão Suleiman, o magnífico, e de sua esposa Roxolana, em Mariupol, foi bombardeada pelos invasores russos", declarou Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, na rede social Twitter. Acrescentam ainda que "mais de 80 adultos e crianças estão lá abrigados, incluindo cidadãos turcos", acrescentou, sem especificar quando ocorreu o bombardeio.

09h20 - Ataques aéreos incendiaram um terminal de petróleo na região de Kyiv

Ataques aéreos do exército russo nas últimas horas incendiaram um terminal de petróleo na cidade de Vasilkiv, na região de Kyiv, enquanto outras cidades continuam sem fornecimento de água e eletricidade, de acordo com autoridades locais.

09h00 - "A NATO tem a obrigação moral de defender a Ucrânia de Putin", diz o antigo campeão do mundo de xadrez Garry Kasparov

"Porque é que estamos sempre a ouvir sobre o que os EUA e a NATO não farão e nunca sobre o que farão? Tem sido uma luz verde atrás da outra para Putin. Agora a Síria e a Bielorrússia são convidadas a massacrar os ucranianos na Ucrânia" , avisou o jogador na rede social Twitter.

08h40 - Esta manhã o ministro da defesa ucraniano,Oleksii Reznikov, dirigiu-se à Rússia, Bielorrússia e Israel em vídeo para apelar à paz

Além da paz, o objetivo do governante foi pedir aos cidadãos destes países que se informem sobre o que se está a passar na Ucrânia e que utilizem a sua capacidade de "filtrar informações" corretas, . Avisa ainda que "isto não é uma "operação" - isto é uma guerra invasiva".

Reforça também que tem "orgulho de ter jovens e velhos" à sua volta a "defender a sua terra". Afirma que vão "superar qualquer coisa".

08h30 - Depósito de munições em Vasylkiv, perto de Kyiv, estava em chamas esta manhã

De acordo com a polícia de Kyiv, o incêndio começou após um ataque russo com 6 mísseis ao aeródromo militar local por volta das 7h00 desta amanhã (05h00 em Lisboa).

08h00 - Combates intensificam-se fora de Kyiv, enquanto as forças russas parecem fazer progressos

Acredita-se que as forças invasoras russas estejam concentradas a 25 quilómetros do centro da cidade, segundo a SkyNews.

Entretanto as autoridades confirmam que tanques e artilharia continuam a atacar locais já anteriormente bombardeados. Tal é a força dos ataques que em Mariupol não conseguiram enterrar o número crescente de mortos e em Kharkiv os serviços de emergência relataram que os corpos de cinco pessoas foram retirados de um prédio atingido, incluindo duas mulheres, um homem e duas crianças.

07h36 - Mais corredores humanitários em Mariupol e de Zaporizhzhia, confirma a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk

"Espero que o dia corra bem, todas as rotas planeadas estejam abertas e que a Rússia cumpra as suas obrigações de garantir o regime de cessar-fogo", disse ela num discurso em vídeo.

07h35 - O ministério da defesa ucraniano divulgou um vídeo que mostra um ponto de controlo russo a ser 'destruído' com um ataque aéreo

07h33 - Técnicos de Chernobyl trabalham em "condições cada vez mais difíceis"

Os técnicos que trabalham para restaurar a energia elétrica na antiga central nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia, estão a enfrentar "condições cada vez mais difíceis", revelou na sexta-feira a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

07h32 - Ataque russo atinge hospital em Mykolaiv que presta cuidados oncológicos

As autoridades ucranianas acusaram a Rússia de terem atingido um hospital que presta cuidados oncológicos e vários edifícios residenciais na cidade de Mykolaiv, no sul do país, com bombardeamentos de artilharia pesada.

07h31 - Seis corredores humanitários previstos para hoje em Sumy para Poltava

A hora prevista de partida está marcada para as 09:00 (07:00 em Lisboa) e os cidadãos partirão das cidades de Sumy, Trostianets, Lebedin, Konotop, Velyka Pisarivka e Krasnopillia para a cidade de Poltava, segundo informações das autoridades ucranianas.

07h30 - Bom dia. Começamos este Sábado com mais um acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar o anterior.

Leia Também: AO MINUTO: 13 milhões em risco de subnutrição; Tropas perto de Kyiv?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório