Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

França. Mais atrasos vão comprometer conversações nucleares iranianas

"Estamos muito próximos de um acordo", afirmou Anne-Claire Legendre, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França.

França. Mais atrasos vão comprometer conversações nucleares iranianas
Notícias ao Minuto

17:52 - 08/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Acordo nuclear

França advertiu, esta terça-feira, que novos atrasos nas conversações para relançar o Acordo Nuclear iraniano de 2015 poderiam comprometer as hipóteses de se chegar a um acordo, depois da Rússia ter anunciado exigências adicionais que paralisaram as negociações, informa a Reuters.

"Estamos muito próximos de um acordo. É essencial concluirmos enquanto ainda podemos", disse Anne-Claire Legendre, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, num briefing aos jornalistas. "Estamos preocupados com os riscos que novos atrasos podem pesar sobre a possibilidade de conclusão", concluiu.

O principal negociador iraniano, Ali Bagheri Kani, abandonou as conversações inesperadamente na segunda-feira, para consultas em Teerão com o coordenador das conversações, Enrique Mora, da União Europeia. Isto após afirmar que tinha chegado o momento de serem tomadas decisões políticas para terminar as negociações, que duram já há 11 meses.

Os diplomatas dizem que ainda há várias divergências a ultrapassar nas conversações, que também foram atingidas por uma exigência de última hora da Rússia. Este país veio agora pedir a garantia de que o comércio, o investimento e a cooperação técnico-militar entre russos e iranianos não seriam impedidos, como medida sancionatória a aplicar na sequência da invasão à Ucrânia.

Numa aparente referência às exigências de Moscovo, Legendre disse que a França, o Reino Unido e a Alemanha apelaram a todas as partes para "adotarem uma abordagem responsável para se chegar a um acordo".

Leia Também: Irão anuncia lançamento de satélite Noor 2

Recomendados para si

;
Campo obrigatório