Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Russos lutam por central nuclear; Bielorrússia pode atacar?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia.

AO MINUTO: Russos lutam por central nuclear; Bielorrússia pode atacar?

No dia em que se assinala uma semana desde a invasão russa à Ucrânia, o exército ucraniano atualizou o número de alegadas baixas russas para nove mil, apesar de o Kremlin dar conta de apenas cerca de 500. Segundo as autoridades ucranianas, os bombardeamentos em Kharkiv - a segunda maior cidade da Ucrânia - provocaram 34 mortes, entre as quais 10 crianças, e 285 feridos.

Já  o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) revela que desde o início da invasão morreram, pelo menos, 227 civis, incluindo 15 crianças, e 525 ficaram feridos. Até ao momento, já chegaram cerca de um milhão de refugiados ucranianos à União Europeia (UE).

Esta quinta-feira fica também marcada pela segunda ronda de negociações entre as delegações russas e ucranianas, que ocorreu esta tarde. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

00h10 - Boa noite. Terminamos aqui o acompanhamento AO MINUTO da invasão russa na Ucrânia, que será retomando na manhã de sexta-feira, num novo registo.

00h03 - Forças militares bielorrussas receberam ordens para atacar

Forças militares da Bielorrússia receberam ordens para cruzar a fronteira rumo à Ucrânia e vão receber indicação para atacar o país vizinho, que enfrenta uma invasão russa, revelou o Comando Geral das Forças Armadas ucranianas.

00h01 - Vilnius batiza rua da embaixada russa "rua dos Heróis Ucranianos"

O presidente da câmara de Vilnius anunciou hoje que vai dar o nome a uma pequena via que leva à embaixada russa na capital lituana de "rua dos Heróis Ucranianos".

23h58 - Casal ucraniano casa-se num bunker enquanto a guerra acontece lá fora

Um casal ucraniano casou-se num bunker na cidade de Odesa, na Ucrânia, esta semana, enquanto a guerra com a Rússia acontecia lá fora. Os recém-casados Klevets e Natalia Vladislava partilharam momentos da cerimónia, onde se pode ver o casal a celebrar com familiares e amigos. 

23h55 - Habitantes de cidade ucraniana Sumy sem água e luz temem pela vida
 
Os habitantes da cidade de Sumy (nordeste), próxima da fronteira com a Rússia, estão sob fogo intenso e temem pela sua vida, relatou à Lusa uma habitante daquela cidade ucraniana, dizendo que lhes foi cortado o abastecimento de água e eletricidade.

23h48 - S&P revê em baixa novamente o 'rating' da Rússia e admite novo corte
 
A agência de notação financeira S&P reviu hoje em baixa o 'rating' da Rússia e alertou que poderá cortar novamente, uma vez que as sanções impostas ao país aumentam o risco de não pagar a sua dívida.

23h46 - Forças russas continuam a lutar pela maior central nuclear da Europa

As forças russas continuam as investidas pelo controlo da importante cidade de Enerhodar, no sul da Ucrânia, onde está a maior central nuclear da Europa, enquanto as autoridades ucranianas apelam aos civis que combatam os invasores.

23h33 - Scholz exorta Schröder a deixar o cargo no Nord Stream e Gazprom
 
O chanceler alemão Olaf Scholz exortou hoje o ex-chefe do Governo, o social-democrata Gerhard Schröder, a abandonar o seu cargo no gasoduto russo-alemão Nord Stream e também a renunciar à Gazprom, para a qual foi nomeado.

23h32 - EUA criam linha direta com Ministério da Defesa russo evitando confrontos
 
Os Estados Unidos estabeleceram uma linha direta de comunicação com o Ministério da Defesa russo para evitar confrontos indesejados entre forças russas e soldados norte-americanos posicionados em países aliados da Europa de leste, segundo uma fonte do Pentágono.

23h29 - Estados Unidos concedem ‘Estatuto de Proteção Temporária’ a ucranianos no país 

Os Estados Unidos da América (EUA) decidiram conceder o ‘Estatuto de Proteção Temporária’ às dezenas de milhares de ucranianos a viver no país à data de 1 de março de 2022, anunciou o secretário Alejandro Mayorkas.

A medida tem como objetivo proteger da deportação e permitir o trabalho legal a estrangeiros que não podem regressar em segurança ao seu país de origem. A duração é de 18 meses, que podem ser renováveis caso as condições se mantenham.

23h12 - Vídeo em direto mostra confrontos na estação nuclear de Zaporizhzhya

Um vídeo divulgado no canal de Youtube da estação nuclear de Zaporizhzhya mostra confrontos no local. O vídeo surge numa altura em que as autoridades ucranianas afirmaram que uma coluna militar de forças russas se aproxima daquela que é a maior central nuclear da Europa.

23h09 - Associação europeia de televisões e rádio EGTA suspende media russos
 
O Conselho de Administração da EGTA, associação europeia de televisões e rádio, de que a SIC faz parte, decidiu "suspender imediatamente todos os membros russos" da entidade, foi hoje divulgado.

23h07 - Trabalhadores de Chernobyl estão “sob pressão psicológica e exaustão moral”

A Agência Internacional de Energia Atómica afirmou hoje que os trabalhadores de Chernobyl estão “sob pressão psicológica e exaustão moral”. Em comunicado, o diretor-geral da organização, Mariano Grossi, apelou às tropas russas - com controlo a estação nuclear desde a passada quinta-feira - para permitirem o direito ao descanso dos trabalhadores. 

22h44 - Ucrânia diz ter destruído 20 veículos militares russos em Hostomel

O Ministério da Defesa ucraniano revelou hoje que destruiu 20 veículos militares russos nas imediações do aeroporto militar de Hostomel. “No total, durante o dia, as forças especiais destruíram 20 veículos de combate inimigos em Hostomel”, afirmou no Twitter.

22h39 - Boris Johnson e presidente do Brasil defendem cessar-fogo urgente
 
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, mantiveram uma conversa hoje na qual ambos concordaram sobre a necessidade de um "cessar-fogo urgente" na Ucrânia, conforme relatado por Downing Street.

22h37 - Para Trump, Putin passou de "génio" a autor de um "holocausto" na Ucrânia

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos da América, descreveu, na quarta-feira, a invasão russa da Ucrânia como um “holocausto” e instou o presidente russo, Vladimir Putin, a colocar fim à guerra. Há pouco mais de uma semana, o republicano dizia que a atuação de Putin na Ucrânia era um movimento de “génio” e que o russo iria ser um “pacificador” nas regiões separatistas do Leste do país.

22h25 - Mísseis antiaéreos equivalem a zona de exclusão aérea, diz o Reino Unido
 
O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, afirmou hoje que os mísseis antiaéreos entregues pelos países ocidentais à Ucrânia terão quase o mesmo efeito que uma zona de exclusão aérea da NATO, mas sem implicar o mesmo risco.

22h22 - Autoridades alemãs negam apreensão de mega-iate de oligarca russo
 
As autoridades alemãs negaram hoje ter apreendido o mega-iate do oligarca russo Alisher Usmanov, próximo de Vladimir Putin alvo de sanções ocidentais, cuja presença no porto de Hamburgo é objeto de muita especulação.

22h03 - Ex-MNE russo diz que invasão da Ucrânia é "um ato bárbaro"

Andrei Kozyrev, o primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa após a dissolução da União Soviética, descreveu, esta quinta-feira, a invasão russa da Ucrânia como um “ato bárbaro”.

21h57 - Sites de embaixadas ucranianas alvos de ciberataque

O site da embaixada da Ucrânia em Lisboa foi alvo de um ciberataque e encontra-se inacessível, assim como a página do Consolado da Ucrânia no Porto e da embaixada ucraniana em Espanha e em França, avança a CNN Portugal.

Notícias ao Minuto
© DR

21h31 - Marcelo pondera convocar Conselho de Estado e apela à contenção
 
O Presidente da República afirmou hoje que pondera vir a convocar o Conselho de Estado "em tempo oportuno", no caso de uma eventual "tomada de posição adicional" de Portugal em relação à ofensiva russa militar na Ucrânia.

21h04 - Estados Unidos anunciam novas sanções contra oligarcas russos
 
A Administração Biden anunciou hoje novas sanções contra oligarcas russos e outros do círculo próximo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, enquanto as forças russas continuam a atacar a Ucrânia.

20h55 - "Lisboa está preparada para fazer a diferença", garante Moedas

Depois de iluminar a Câmara Municipal de Lisboa (CML) com as cores da Ucrânia, Carlos Moedas, presidente da autarquia, considerou que, esta quinta-feira, foi possível “conseguir tornar realidade o concreto” e ajudar não só os ucranianos que não puderam regressar a casa devido ao conflito, mas também “aqueles que vão chegar”, através de um centro de acolhimento temporário, num pavilhão da Polícia Municipal de Lisboa.

20h46 Cidadãos checos podem juntar-se a forças ucranianas sem represálias 

Os cidadãos da República Checa podem juntar-se às forças ucranianas na luta contra a invasão russa sem sofrer qualquer represália, anunciou hoje o primeiro-ministro checo, Petr Fiala.

De acordo com a lei checa, é ilegal um cidadão juntar-se a Forças Armadas estrangeiras sem uma autorização do presidente do país. Quem violar a lei, pode ser punido com uma pena de até cinco anos de prisão.  

Segundo a agência de notícias CTK, foram já 300 as pessoas as pessoas que pediram autorização para se juntar às forças ucranianas. 

20h38 - Invasão russa pode fazer mais de 10 milhões de refugiados
 
Mais de dez milhões de pessoas podem fugir da Ucrânia em resultado da invasão russa, das quais quatro milhões procurarão refúgio da guerra nos países vizinhos, segundo projeções da ONU.

20h35 - Associação pede a pais que tenham atenção a 'bullying' contra russos

A associação de apoio a imigrantes de leste Kalina, no Porto, chama à atenção para o 'bullying político' contra crianças russas, e pede aos pais que tenham cuidado com a informação que é transmitida às crianças.

20h32 - Reino Unido anuncia sanções contra oligarcas russos

O governo de Boris Johnson anunciou sanções contra os oligarcas russos Alisher Usmanov e Igor Shuvalov. Estão proibidos de viajar e os ativos financeiros ficaram congelados. Estas sanções têm efeitos imediatos, esclarece o governo britânico em comunicado. 

20h13 - Russos abandonam o país. "Não tenciono lutar nesta guerra"

À medida que os ucranianos se veem obrigados e deixar o seu país, também um número crescente de russos está a abandonar o sítio que os viu nascer, receosos de uma possível lei marcial e das consequências da guerra - com a qual apenas 45% da população concorda. 

20h04 - Hospital de Leiria terá 20 camas para acolher feridos e doentes ucranianos

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai assegurar 20 camas de várias especialidades para acolher doentes e feridos ucranianos em caso de necessidade, avançou aquela unidade de saúde à agência Lusa.
  

19h50 - Ucrânia. Portugal enviou material médico para a fronteira com a Polónia

Portugal enviou, esta quinta-feira, medicamentos e material médico no valor de cerca de 100 mil euros para a fronteira da Polónia com a Ucrânia, no âmbito da invasão russa, informa o Gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido.

19h29 - Rússia diz que acordo para criação de corredor humanitário é "muito importante"

O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, considerou hoje que o acordo com a Ucrânia para a criação de um corredor humanitário para retirada de civis e transporte de medicamentos é algo “muito importante”. "Entender as questões humanitárias numa situação tão difícil é muito importante", disse Peskov, citado pela agência de notícias russa RIA. 

19h19 - Deputados ucranianos cantam hino nacional no parlamento

Depois de se reunirem para aprovar uma série de medidas extraordinárias para ajudar ao combate contra a Rússia, nomeadamente a mobilização de reservistas, os deputados ucranianos cantaram, em pé, o hino nacional do país. O momento foi divulgado pela congressista Sasha Ustinova.

19h12 - OSCE vai investigar violações do direito internacional da Rússia
 
A OSCE vai criar uma missão de especialistas independentes para investigar as violações do direito internacional perpetradas pela Rússia desde que invadiu a Ucrânia, anunciou hoje a delegação canadiana, em nome de 45 Estados-membros.

19h10 - Moldova pediu oficialmente a entrada do país na União Europeia
 
A Presidente da Moldova, Maia Sandu, solicitou hoje oficialmente a entrada do país na União Europeia (UE), seguindo o exemplo da Ucrânia e da Geórgia, dois outros Estados europeus antigas repúblicas soviéticas.

18h50 - Ucranianos estavam a fabricar bomba atómica, diz chefe da secreta russa
 
O chefe do Serviço de Informações Externas (FSB, que sucedeu ao KGB) da Rússia, Sergey Naryshkin, denunciou hoje que a Ucrânia estava a trabalhar no fabrico de uma bomba atómica.

18h48 - Chega defende estatuto de candidato a Estado membro da UE
 
O presidente do Chega, André Ventura, defendeu hoje que deve ser concedido à Ucrânia o estatuto de candidato a Estado Membro da União Europeia, considerando que esta decisão daria "um sinal forte à Rússia" de união.

18h45 - UE acolheu quase um milhão de refugiados e "milhões mais" virão
 
A comissária europeia dos Assuntos Internos saudou o acordo de hoje para acionar a diretiva de proteção temporária, apontando que a Europa já acolheu perto de um milhão de refugiados ucranianos e que "milhões mais" chegarão em fuga da guerra.

18h39 - Alta patente das FA russas morreu em combate no início da semana
 
O major-general Andrei Sukhovetsky, general que comandava a 7.ª Divisão Aérea russa, foi morto em combate na Ucrânia no início desta semana, no contexto da invasão russa ao país.

18h35 - Zelensky está a telefonar aos russos: "O meu país nunca atacou o seu"

Naquela que é uma campanha para embaraçar e descredibilizar a Rússia, o governo ucraniano - na voz de Zelensky - está a telefonar a cidadãos russos explicando que não há uma invasão por parte da Ucrânia, como a propaganda russa faz crer. 

18h17 - Parlamento da Ucrânia aprova mobilização de reservistas

O Parlamento ucraniano aprovou, esta quinta-feira, uma série de medidas para ajudar ao combate contra a Rússia, avança o jornal ucraniano The Kyiv Independent.

18h06 - Exército da Bielorrússia terá recebido ordens para entrar na Ucrânia

O exército ucraniano revelou, esta quinta-feira, que acredita que as tropas da Bielorrússia, país aliado da Rússia, já receberam ordens para entrar na Ucrânia. Citado pela agência de notícias Reuters, o exército afirmou ainda que a Rússia está a utilizar território bielorrusso para lançar mísseis. 

18h04 - Mais de meio milhão de crianças refugiadas numa semana de guerra

O conflito na Ucrânia, que entrou hoje na sua segunda semana, já deixou mais de meio milhão de crianças refugiadas, advertiu hoje a UNICEF em comunicado. 

18h00 - Casa Branca pede ao Congresso dos EUA pacote financeiro de ajuda a Kyiv
 
A Casa Branca anunciou hoje que pediu ao Congresso dos EUA cerca de 30 mil milhões de euros para ajuda humanitária e militar à Ucrânia e para financiar a nova estratégia anti-covid.

17h50 - Ataque aéreo russo em Cherniguiv mata pelo menos 33 civis
 
Pelo menos 33 civis morreram num ataque aéreo russo que atingiu duas escolas e várias casas na cidade ucraniana de Cherniguiv, anunciaram hoje os serviços de emergência, num novo balanço.

17h50 - Portugal tem já 672 pedidos de proteção temporária a refugiados
 
Após a ativação dos corredores humanitários para o acolhimento de refugiados do conflito na Ucrânia nos países do bloco europeu, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, revelou que, até às 13h00 desta quinta-feira, Portugal contava já com 530 pedidos de proteção temporária ao abrigo da resolução do Conselho de Ministros da União Europeia (UE). O total eleva-se, assim, para 672 pedidos, uma vez que antes da aprovação do diploma já tinham sido recebidos 142, informou o Gabinete da Ministra da Administração Interna, em comunicado.

17h45 - Negociações entre Rússia e Ucrânia avançam para terceira ronda

A segunda ronda de negociações entre as delegações russas e ucranianas terminou sem conclusões. “Não conseguimos os resultados que esperávamos”, afirmou Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano. A terceira ronda será realizada o mais cedo possível.

Segundo a Sky News, os países chegaram a um “entendimento conjunto” sobre a retirada de cidadãos civis da Ucrânia. A criação de um corredor humanitário era um dos objetivos da delegação ucraniana, além de um cessar-fogo imediato.

17h25 - Quem é Vitali Klitschko, antigo pugilista e presidente da Câmara de Kyiv

Lenda do boxe mundial, é presidente da Câmara Municipal de Kyiv e recusa-se a deixar o país. Para além do resistente presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Vitali Klitschko, estrela nacional, tem mostrado nas redes sociais que ficou para lutar. 

17h24 - Ataque aéreo russo em Cherniguiv mata pelo menos nove pessoas
 
Pelo menos nove pessoas morreram e várias ficaram feridas durante um ataque russo a duas escolas e várias casas na cidade ucraniana de Cherniguiv.

17h16 - Dezenas de médicos portugueses e ucranianos apoiam refugiados
 
Yaroslav Chernousov faz parte de uma lista de dezenas de médicos ucranianos e portugueses que estão disponíveis para integrar missões humanitárias nos países que partilham fronteiras terrestres com a Ucrânia, revelou hoje à Lusa o médico luso-ucraniano.

17h16 - Banco internacional apoiado pela China suspende projetos na Rússia
 
O Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas, apoiado pela China e com sede em Pequim, anunciou hoje que "todas as atividades relacionadas com a Rússia e a Bielorrússia foram suspensas e estão sob revisão" devido à guerra na Ucrânia.

17h15 - Russia Today deixou de transmitir no Reino Unido após sanções europeias
 
O canal televisivo russo de língua inglesa Russia Today (RT) deixou de transmitir no Reino Unido graças às sanções da União Europeia (UE), confirmou hoje o Governo britânico.

17h03 - Putin diz que russos e ucranianos são "um só povo" e elogia soldados

O presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje estar "orgulhoso" do "grande povo da Rússia" e voltou a defender que o país está "a combater contra os neonazis que governam a Ucrânia". “Estou orgulhoso deste povo grande da Rússia”, disse em conferência de imprensa, a partir de Moscovo. "Os nossos soldados estão a agir com bravura, estão a ser verdadeiros heróis. Estão a sacrificar as suas vidas". Putin voltou a defender a narrativa de uma "operação militar especial" para "combater contra os neonazis que governam a Ucrânia" e acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de utilizar civis "como escudos humanos". 

16h38 - Rússia não reconhecerá estrangeiros como prisioneiros de guerra
 
O Ministério da Defesa da Rússia advertiu hoje que não reconhecerá como prisioneiros de guerra "mercenários estrangeiros" que lutam na Ucrânia contra o exército russo.

16h36 - Rússia responde às sanções da FIFA e UEFA e vai recorrer ao TAS

A Federação Russa de Futebol emitiu, esta quinta-feira, um comunicado oficial, no qual confirma que vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), das sanções aplicadas pela FIFA e pela UEFA, que excluem os clubes e as seleções russas da participação em competições internacionais.

16h35 - Rússia não enviará observadores para próximas manobras da NATO
 
A Rússia rejeitou a proposta de envio de observadores para as próximas manobras militares que juntarão dezenas de milhares de soldados dos países da NATO este mês na Noruega, anunciou hoje o exército norueguês.

16h29 - Geórgia apresenta candidatura à União Europeia. Moldova segue o mesmo caminho

A Geórgia apresentou oficialmente a sua candidatura à União Europeia (UE), anunciou hoje o primeiro-ministro do país, Irakli Garibashvili. "A Geórgia é um estado europeu e continua a dar uma contribuição importante para a proteção e desenvolvimento da Europa”, afirmou, citado pela imprensa internacional. Já segundo a agência de notícias Reuters, a Moldova pretende também apresentar a sua candidatura oficial. "Queremos viver em paz, democracia e liberdade", disse a presidente, Maia Sandu. 

16h20 Países bálticos serão os próximos a ser atacados pela Rússia, alerta Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou hoje, em conferência de imprensa, que, se a Ucrânia for derrotada pela Rússia, o seu homólogo russo, Vladimir Putin, irá querer atacar o resto da Europa Oriental, a começar pelos países bálticos. "Se desaparecermos, que Deus nos proteja, em seguida será a Letónia, Lituânia e Estónia", afirmou, sublinhando que a ofensiva russa irá “até ao Muro de Berlim”. Numa altura em que decorrem negociações entre as delegações russas e ucranianas, na Bielorrússia, Zelensky defendeu ainda que a “única maneira de acabar com a guerra” é encontrar-se diretamente com Putin

16h11 - Embaixadora da Ucrânia em Portugal pede apoio para candidatura à UE
 
A embaixadora ucraniana em Portugal expressou hoje "gratidão profunda" ao Estado português pela "solidariedade e apoio", e sublinhou a importância de a União Europeia conceder "nos próximos dias" ao país o estatuto de candidato a Estado Membro.

16h10 - Autarca de Mariupol acusa Rússia de querer sitiar a cidade
 
O presidente da câmara da cidade ucraniana de Mariupol acusou hoje as forças russas de quererem sitiar a cidade, impedindo a fuga de pessoas ou a receção de provisões no principal porto ucraniano do mar de Azov.

16h09 - UE chega a "acordo histórico" para ativar corredores humanitários
 
Os ministros dos Assuntos Internos da União Europeia (UE) chegaram hoje a um "acordo histórico" para ativar, pela primeira vez, a diretiva que concede proteção temporária no bloco a refugiados, dirigida aos ucranianos que fogem da invasão russa.

16h08 - Reino Unido pondera alterar lei para atingir oligarcas russos com sanções

O Reino Unido está a considerar alterar a lei para facilitar a imposição de sanções aos oligarcas russos, disse uma fonte governamental, citada pela Reuters, a propósito de críticas de que estava a demorar demasiado tempo a atingir indivíduos com ligações a Vladimir Putin.

16h07 - UE "unida e determinada" no apoio a Kiev
 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu hoje que a União Europeia (UE) vai acompanhar "unida e determinada" a Ucrânia e reforçar os laços económicos.

16h06 - PM da Etiópia apela ao diálogo entre russos e ucranianos
 
O primeiro-ministro etíope expressou hoje a sua preocupação face à possibilidade de a "crise da Ucrânia" poder escalar e apelou a "todas as partes" para encorajarem o diálogo.

16h00 - Decorrem as negociações entre a Rússia e a Ucrânia

As negociações entre as delegações russas e ucranianas estão a decorrer desde as 15h (mais 3h na Bielorrússia). Num vídeo, divulgado pela agência de notícias russa RIA, é possível ver os membros das delegações a apertarem as mãos no início da reunião.

15h30 - Invasão russa na Ucrânia reordenou relações internacionais
 
A invasão russa da Ucrânia, há uma semana, provocou alterações nas relações internacionais, com a Rússia mais isolada do que nunca e o Ocidente unido, mas também significou o regresso da ameaça nuclear.

15h28 - Rio quer Ucrânia na UE para "mostrar a Putin" que não consegue o que quer
 
O presidente do PSD, Rui Rio, declarou esta quinta-feira ser favorável a conferir à Ucrânia o estatuto de candidato a estado membro da União Europeia (UE), até para mostrar ao presidente da Rússia que está a conseguir "precisamente o contrário do que ele pretende".

15h23 - Centro Hospitalar de Leiria dá apoio psicológico a cidadãos ucranianos
 
Os cidadãos ucranianos da comunidade residente na região de Leiria vão ter apoio emocional disponibilizado pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), anunciou hoje a unidade de saúde, numa medida pensada para proteger a saúde mental no contexto do atual conflito.

15h05 - Liga Europeia de Natação proíbe russos e bielorrussos nos seus eventos
 
A Liga Europeia de Natação (LEN) decidiu proibir atletas e equipas russas e bielorrussas nos seus eventos, até novo aviso, em resposta à invasão da Ucrânia, foi hoje anunciado pelo organismo.

15h03 - Sanções. Empresas russas tentam abrir contas em bancos chineses

Há cada vez mais empresas russas a mostrar interesse em abrir contas em bancos chineses, em resposta às sanções económicas que foram aplicadas por causa da guerra na Ucrânia, de acordo com a Reuters, que cita uma fonte familiarizada com o assunto. 

15h00 - Arrancaram as negociações na Bielorrússia

As negociações entre as delegações russas e ucranianas já começaram, segundo o conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. A reunião tem como objetivo, diz, chegar a um acordo para um cessar-fogo imediato e criar corredores humanitários.

15h00 - Boa tarde. Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório