Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

China defende que ainda é possível solução pacífica para conflito

A China disse hoje que uma solução pacífica para a crise ucraniana é "ainda possível", depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter avançado com uma operação militar na Ucrânia.

China defende que ainda é possível solução pacífica para conflito
Notícias ao Minuto

07:20 - 24/02/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"A China acredita que a porta para uma solução pacífica da crise ucraniana ainda não foi completamente fechada, e não deve ser fechada. Saudamos todos os esforços que possam ajudar a resolver isto através dos canais diplomáticos", disse o embaixador chinês nas Nações Unidas, Zhang Jun, durante uma reunião do Conselho de Segurança, segundo um comunicado da missão diplomática na ONU.

Segundo Zhang, "a situação está num momento crucial", mas todas as partes envolvidas devem "exercer contenção" e "evitar uma nova escalada de tensões".

"Mencionámos muitas vezes que esta é uma questão com um contexto histórico complexo e que a situação atual é o resultado de muitos fatores", continuou.

O embaixador disse que a posição da China sobre "a salvaguarda da soberania e integridade territorial dos Estados" sempre foi "consistente".

"Os princípios da Carta das Nações Unidas devem ser defendidos conjuntamente. Esperemos que as partes sejam racionais e se empenhem no diálogo e na consulta para resolver a crise", acrescentou.

Zhang disse que "as legítimas preocupações de segurança de todos devem ser tidas em conta, mas é especialmente importante não acrescentar combustível ao fogo. A China continuará a promover negociações de paz à sua própria maneira, e apoia quaisquer esforços que conduzam a uma solução diplomática".

A China manteve na quarta-feira a posição de que as sanções não são eficazes na resolução do conflito e de que se opõe às punições unilaterais, aproveitando ao mesmo tempo a oportunidade para atacar os Estados Unidos.

"Há que perguntar que papel Washington desempenhou na crise ucraniana", disse a porta-voz chinesa Hua Chunying, acrescentando que "é irresponsável acusar os outros de provocar incêndios enquanto se acrescenta combustível ao incêndio".

Até agora, a China tem mantido a sua posição de que a crise deve ser resolvida através da negociação e "de acordo com os princípios da Carta das Nações Unidas".

A imprensa oficial chinesa comentou esta semana que Pequim está a tratar a crise ucraniana "com prudência" e sublinhou que a China apela à implementação dos Acordos de Minsk de 2015.

Por outro lado, salientou também que "a situação mostra que a Rússia estava muito insatisfeita por as suas preocupações de segurança não terem sido satisfeitas" e que "Putin viu a fraqueza do Ocidente".

Leia Também: Kremlin será responsabilizado pelos seus atos, dizem líderes da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório