Israel realiza com sucesso teste de sistema naval antimísseis

Israel realizou "com sucesso" testes ao seu sistema naval antimísseis designado como "Iron Dome" ("Cúpula de Ferro"), contra foguetes, mísseis de cruzeiro e aparelhos aéreos não tripulados ('drones'), informou hoje o Ministério da Defesa israelita.

Israel realiza com sucesso teste de sistema naval antimísseis

© Lusa

Lusa
21/02/2022 14:07 ‧ 21/02/2022 por Lusa

Mundo

Israel

Segundo a mesma fonte, Israel completou as primeiras intercetações do C-Dome - um sistema avançado de configuração naval que integrará o "Iron Dome" - a bordo do navio de guerra Sa'ar 6 da Marinha israelita.

Os testes foram realizados pela Organização de Defesa de Mísseis de Israel (IMDO), pela direção para o desenvolvimento de produtos do Ministério da Defesa, pelo exército e pela empresa de armamento Rafael Advanced Defense Systems.

"Saúdo-vos por concluírem estes testes sem precedentes. Os sistemas que estamos a desenvolver como parte da matriz de defesa antimísseis de vários níveis de Israel permitem-nos agir contra elementos iranianos na região e defender-nos contra as suas armas constantemente atualizadas", disse o ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, num comunicado.

"Continuamos dois passos à frente deles e continuaremos a desenvolver e a melhorar as nossas capacidades para manter a superioridade de segurança na região e defender os cidadãos e bens do Estado de Israel", sublinhou o ministro, referindo-se ao Irão, visto por Israel como a principal ameaça à sua segurança.

As manobras de testes -- descritas como um "marco histórico" pelo Ministério da Defesa israelita -- consistiram numa série de cenários que simulavam ameaças, incluindo foguetes, mísseis de cruzeiro e aparelhos aéreos não tripulados ('drones'), que o C-Dome foi capaz de intercetar com precisão.

De acordo com o Ministério da Defesa, este teste bem-sucedido demonstra a capacidade operacional da Marinha de Israel para defender os ativos estratégicos e os interesses vitais do Estado de Israel contra ameaças atuais e em evolução.

Leia Também: Israel reabre as fronteiras a turistas não vacinados a partir de março

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas