Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Registos da Casa Branca desviados por Trump com informações classificadas

As 15 caixas com registos da Casa Branca, que estavam armazenadas na residência do ex-presidente Donald Trump, continham documentos marcados como informações de segurança nacional classificadas, revelaram na sexta-feira os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos.

Registos da Casa Branca desviados por Trump com informações classificadas
Notícias ao Minuto

06:47 - 19/02/22 por Lusa

Mundo EUA

Segundo a mesma fonte, o caso foi encaminhado para o Departamento de Justiça norte-americano, noticia a agência Associated Press (AP).

Numa resposta a uma comissão de supervisão e reforma da Câmara dos Representantes, enviada em 09 de fevereiro, os Arquivos Nacional confirmaram os relatos de que Trump tinha levado os registos do governo para o seu resort de golfe em Mar-a-Lago, na Florida, após deixar o cargo de Presidente em janeiro de 2021.

A Câmara dos Representantes abriu uma investigação e os Arquivos Nacionais pediram ao Departamento de Justiça para investigar o caso.

Mas até agora, o Departamento de Justiça e o FBI ainda não indicaram o que vão fazer em relação a este caso.

A resposta daquela agência também revelou que certos registos dos 'media' não foram preservados pela administração Trump e que esta apurou que os funcionários da Casa Branca conduziram frequentemente assuntos oficiais utilizando 'emails' não oficiais e telefones pessoais.

Estes funcionários também não copiaram ou encaminharam as informações das suas contas oficiais, tal como é exigido pelo Decreto dos Registos Presidenciais.

A carta revela ainda que, depois de Trump deixar a Casa Branca, os Arquivos Nacionais descobriram que registos adicionais em papel, que tinham sido rasgados pelo ex-presidente, foram transferidos para a agência.

"Embora a equipa da Casa Branca durante o governo Trump tenha recuperado e colado alguns dos registos rasgados, vários outros que foram transferidos nunca foram reconstruídos pela Casa Branca", prossegue a carta.

A democrata Carolyn Maloney, presidente da comissão de supervisão da Câmara dos Representantes, anunciou na semana passada, em comunicado, uma investigação a Trump devido à obrigação do republicano, por lei, em entregar os documentos aos Arquivos Nacionais antes de deixar o cargo.

Os Arquivos Nacionais já receberam uma ordem, pela comissão de supervisão, para detalhar os registos recuperados de Mar-a-Lago.

O Decreto dos Registos Presidenciais, que exige a preservação de documentos da Casa Branca, foi aprovado em 1978, após o escândalo de Watergate, quando um conjunto de gravações secretas desempenharam um papel fundamental. Ainda que o então presidente Richard Nixon tenha considerado destruí-las, as gravações acabaram por ser descobertas, revelando que Nixon tentou encobrir o assalto ao Comité Nacional Democrata, episódio que terminou com a sua resignação, para evitar a destituição do cargo.

Trump sugeriu numa declaração que não havia nada nefasto em relação às caixas que transferiu para o resort na Florida, dizendo que foi "uma grande honra" trabalhar com os Arquivos Nacionais "para ajudar formalmente a preservar o legado Trump".

Nunca antes um chefe de Estado americano foi castigado por violar o Decreto dos Registos Presidenciais.

Leia Também: Observadores internacionais registam mais de 600 violações do cessar-fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório