Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

EUA. Em 30 anos, nível do mar vai subir tanto como em todo o século XX

Segundo um relatório governamental, os mares ao longo da costa atlântica subiram, no século passado, ao ritmo mais rápido dos últimos 2.000 anos.

EUA. Em 30 anos, nível do mar vai subir tanto como em todo o século XX
Notícias ao Minuto

23:47 - 15/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Alterações Climáticas

O litoral norte-americano verá, nos próximos 30 anos, o nível do mar subir tanto como em todo o século XX, adverte um relatório governamental, citado pela Associated Press.

De acordo com as estimativas feitas pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica e por seis outras agências federais, os mares que circundam a costa dos Estados Unidos deverão subir entre 10 a 12 polegadas (0,25 a 0,3 metros) até 2050. 

O aumento previsto é especialmente alarmante se considerarmos o facto de que, no século XX, os mares ao longo da costa atlântica subiram ao ritmo mais rápido dos últimos 2.000 anos.

A este propósito, Nicole LeBoeuf, diretora do Serviço Nacional dos Oceanos da mesma entidade, advertiu que o custo desta subido será elevado, visto que grande parte da economia americana e cerca de 40% da população do país se encontram ao longo da costa, explica.

O autor principal do relatório, William Sweet, esclarece no entanto que as piores consequências da subida do nível das águas do mar só será sentido a partir de 2100, derivado do degelo da Antártida e da Gronelândia.

De acordo com o mesmo relatório, a subida do nível dos oceanos nos Estados Unidos vai ficar acima da média global. No país, as Costas Este e do Golfo serão particularmente mais afetadas por estas alterações, acontecendo precisamente o oposto na Costa Oeste e no Havai.

Leia Também: Clima. "Situação nunca foi tão grave", diz presidente de IPCC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório