Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Governo do Líbano aprova Orçamento do Estado com défice de 17%

O Governo do Líbano aprovou hoje o Orçamento do Estado (OE) para 2022, com um défice de 17%, que será agora enviado para discussão na Assembleia da República, anunciou hoje o primeiro-ministro.

Governo do Líbano aprova Orçamento do Estado com défice de 17%
Notícias ao Minuto

22:11 - 10/02/22 por Lusa

Mundo Líbano

O Líbano está a passar a sua pior crise económica e as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) não avançaram perante divergências entre o Governo, Banco Central e o setor bancário.

O primeiro-ministro Najib Mikati adiantou, em conferência de imprensa, que o OE prevê gastos na ordem dos 47 biliões de libras libanesas (cerca de 27.280 milhões de euros) e receitas de 39 biliões de libras libanesas (22.637 milhões de euros), com um défice de aproximadamente 17%.

Desde o final de janeiro, o executivo tem-se reunido, quase diariamente, para discutir o orçamento.

O Governo removeu do OE um empréstimo de cinco biliões de libras libanesas (2.902 milhões de euros) para a empresa de eletricidade do país, envolta em casos de corrupção.

Na próxima terça-feira, o executivo vai reunir-se para analisar o setor elétrico, prevendo-se subidas nos preços dos vários serviços.

"Não podemos continuar a fornecer eletricidade, telecomunicações e água gratuitamente", notou o primeiro-ministro.

Najib Mikati vincou ainda, que após a aprovação do orçamento, o Governo vai concentrar-se num plano de recuperação económica para o Líbano.

Leia Também: ONU pede ao Governo medidas rápidas e efetivas face à crise

Recomendados para si

;
Campo obrigatório