Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Diagnosticados dois casos de febre de Lassa no Reino Unido

Os casos identificados pertencem à mesma família.

Diagnosticados dois casos de febre de Lassa no Reino Unido
Notícias ao Minuto

17:47 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Febre de Lassa

Dois casos de febre de Lassa, com origem em ratos, foram identificados no Reino Unido, conforme avança o The Independent. Um terceiro está a ser investigado.

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido adiantou que os casos identificados pertencem à mesma família, residentes no leste de Inglaterra, estando ligados a uma viagem recente à África ocidental.

Caracterizada por febres altas, vómitos, hemorragias e cansaço, a febre de Lassa é causada pelo vírus Lassa, sendo transmitida através do contacto com as excreções de ratos infetados, quer em alimentos, quer em objetos de uso doméstico. Além disso, pode ser transmitida através dos fluidos corporais dos doentes. Ainda que a maioria das pessoas infetadas recupere totalmente, a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido alertou que alguns indivíduos podem sofrer de doença severa.

Um dos casos identificados já está recuperado, ao passo que o segundo encontra-se em tratamento no Royal Free London NHS Foundation Trust.

Susan Hopkins, conselheira médica da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, assegurou que “casos de febre de Lassa no Reino Unido são raros, e [a doença] não se espalha facilmente”.

“O risco para o público em geral é muito baixo. Estamos a contactar os indivíduos que tiveram contacto próximo com estes casos antes de a infeção ser confirmada”, acrescentou, citada pelo The Independent.

Recorde-se que, até agora, apenas oito casos teriam sido reportados no Reino Unido desde 1980, com dois mais recentes em 2009.

Leia Também: Cão resgatado após cair de penhasco com 60 metros de altura na Califórnia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório