Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Cardeal alemão quer fim do celibato obrigatório

Reinhard Marx defende esta posição depois da arquidiocese de Munique e Freising, da qual faz parte, ter sido indiciada num relatório sobre casos de abuso sexual de menores.

Cardeal alemão quer fim do celibato obrigatório
Notícias ao Minuto

12:40 - 03/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Igreja Católica

O cardeal alemão Reinhard Marx disse esta quarta-feira apoiar o fim do celibato obrigatório. Na perspetiva deste padre, os membros do clero deviam, assim, passar a ter a possibilidade de casar.

"Seria melhor para todos criar a possibilidade para a existência de padres celibatários e casados", afirmou o cardeal em entrevista ao jornal Süddeutsche Zeitung. Isto porque, na sua perspetiva, o modo de vida celibatário é "precário" e, por isso, tal obrigatoriedade deve começar a ser discutida.

"Para alguns padres, seria melhor se fossem casados. Não apenas por razões sexuais, mas porque isso seria melhor para suas vidas e eles não se sentiriam sozinhos", afirmou aquele que é tido como um dos nomes de maior relevo da Igreja Católica na Alemanha.

Apesar de acreditar que a prática do celibato não será totalmente extinta, o cardeal alemão questiona se este deve ser, nos tempos que correm, um requisito exigido a todos os padres. "Creio que as coisas não podem seguir como estão", salientou.

Estas declarações foram proferidas depois da arquidiocese de Munique e Freising, da qual Reinhard Marx faz parte, ter sido indiciada num relatório sobre casos de abuso sexual de menores por parte de membros do clero.

Quando questionado acerca da existência de uma eventual correlação entre o regime celibatário e o abuso sexual de menores, o cardeal defendeu que tal afirmação não deve ser generalizada. Porém, esclarece que "esse modo de vida também atrai pessoas que não são adequadas, que são sexualmente imaturas" e, também, que a "sexualidade faz parte do ser humano" e que "nunca desaparece".

Leia Também: "A igreja podia ser exemplo. Não obrigando padres e freiras ao celibato"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório