Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Força aérea britânica mobiliza caças para intercetar avião na Escócia

Aviões militares britânicos intercetaram hoje pelo menos um avião não identificado no Norte da Escócia, anunciou a força aérea do Reino Unido (RAF), depois de um 'site' de aviação ter identificado o aparelho como sendo russo.

Força aérea britânica mobiliza caças para intercetar avião na Escócia
Notícias ao Minuto

16:18 - 02/02/22 por Lusa

Mundo Escócia

Aos caças Typhoon da RAF, que descolaram da base militar Lossiemouth em Moray, Norte da Escócia, juntou-se um avião-tanque de reabastecimento Voyager, que partiu da base Brize Norton, no Sul de Inglaterra, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Fontes da RAF recusaram-se a fornecer mais pormenores sobre esta operação até à sua conclusão.

A plataforma de monitorização AirLive disse que um bombardeiro russo que se dirigia para sul estava a ser intercetado.

A Rússia anunciou que iria realizar exercícios militares a cerca de 150 milhas (cerca de 240 quilómetros) a sudoeste da Irlanda entre 01 e 05 de fevereiro.

As autoridades irlandesas disseram que não podiam impedir tais exercícios por serem em águas internacionais, mas criticaram a Rússia por realizá-los nas "fronteiras ocidentais" da União Europeia numa altura de elevada tensão sobre a Ucrânia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros irlandês, Simon Coveney disse, em 24 de janeiro, que tinha comunicado o desagrado do Governo da Irlanda ao embaixador da Rússia em Dublin, Yuri Filatov.

Os incidentes com aviões militares ocorrem com alguma frequência e a RAF é chamada a intervir para intercetar aparelhos que se aproximam da chamada "área de interesse do Reino Unido".

Em novembro de 2021, a RAF mobilizou aviões de combate para intercetar bombardeiros estratégicos russos TU-160 Blackjack.

As autoridades disseram na altura que os caças escoltaram os aviões russos para fora da "área de interesse" e que os bombardeiros não tinham entrado no espaço aéreo britânico.

Uma área de interesse inclui o espaço aéreo internacional pelo qual um país detém alguma responsabilidade, tal como os serviços de controlo de tráfego aéreo, segundo a TV britânica Sky News.

Leia Também: Aeronave não identificada coloca Grã-Bretanha em alerta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório