Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Afeganistão. Universidades voltam a abrir em ambiente de tensão

As universidades de Laghman, Nangarhar, Kandahar, Nimroz, Farah e Helmand abriram esta quarta-feira.

Afeganistão. Universidades voltam a abrir em ambiente de tensão
Notícias ao Minuto

11:59 - 02/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

Algumas universidades públicas no Afeganistão voltaram a abrir esta quarta-feira, algo que acontece pela primeira vez desde que os talibãs assumiram o controlo da região, em agosto passado. Segundo avança a AFP, a presença de mulheres foi bastante reduzida, depois do executivo ter implementado uma segregação baseada no género no ensino.

Fontes oficiais afirmaram que as universidades de Laghman, Nangarhar, Kandahar, Nimroz, Farah e Helmand abriram esta quarta-feira. Segundo a AFP, outras instituições universitárias do país deverão voltar à normalidade ainda este mês.

Como informa um correspondente da AFP, um pequeno grupo de mulheres, que usavam uma burca completa, foi visto a entrar esta quarta-feira na Universidade de Laghman, para frequentar as suas aulas. Já os homens que entravam na instituição vestiam umas túnicas tradicionais, intituladas 'shalwar kameez'.

Porém, eram poucos aqueles que entravam na referida universidade esta quarta-feira, que contava, claro está, com a presença dos combatentes talibãs, que guardavam a entrada. Uma metralhadora de tripé estava também montada num portão que dava acesso ao campus universitário.

Os jornalistas foram ainda impedidos de entrar no campus de Laghman, tal como em universidades de outras províncias. Já os estudantes mantiveram o silêncio quando questionados acerca das suas opiniões relativamente ao regresso às aulas, tendo alguns dito que tinha sido instruídos pelas autoridades a não falarem à imprensa.

Lembre-se que a maioria das escolas secundárias destinadas a raparigas, bem como todas as universidades públicas, foram fechadas quando o grupo islâmico voltou ao poder, o que levantou receios de que as mulheres fossem novamente impedidas de estudar. Algo que aconteceu durante a primeira governação dos talibãs, entre 1996 e 2001.

Leia Também: Talibãs proíbem membros de entrarem armados em parques de diversões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório