Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

França abateu perto de três milhões de aves para travar gripe aviária

Quase três milhões de aves de capoeira foram abatidas em França para combater a gripe aviária, desde que os primeiros casos foram detetados nas explorações agrícolas, no final de novembro, anunciou hoje o Ministério da Agricultura francês.

França abateu perto de três milhões de aves para travar gripe aviária
Notícias ao Minuto

22:26 - 01/02/22 por Lusa

Mundo Agricultura

Segundo o ministério, a França tem 328 surtos em explorações agrícolas, incluindo 218 na região das Landes (sudoeste), no coração do país do foie gras, onde foram organizados abates maciços.

Este é o quarto episódio da gripe aviária a afetar a França - e particularmente o sudoeste - desde 2015. O último, no inverno passado, levou ao abate de mais de 3,5 milhões de aves de capoeira, principalmente patos.

Os vizinhos europeus não foram poupados, em particular a Itália, onde 18 milhões de aves foram abatidas desde outubro.

Face à súbita aceleração da epizootia em janeiro no sudoeste da França, o governo francês decidiu, a 20 de janeiro, aumentar maciçamente os abates preventivos nesta região, para que o vírus deixasse de encontrar um meio de propagação.

Estas crises repetidas geram custos consideráveis para os profissionais (paragens de produção, encerramento dos mercados de exportação) e para o Estado (compensação pelos animais abatidos e as perdas económicas resultantes).

Leia Também: França vai abater 2,5 milhões de animais para conter gripe das aves

Recomendados para si

;
Campo obrigatório