Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

França vai abater 2,5 milhões de animais para conter gripe das aves

Já foram detetados mais de 200 surtos no país, com a maioria a ser identificada no sudoeste francês, perto da fronteira espanhola.

França vai abater 2,5 milhões de animais para conter gripe das aves
Notícias ao Minuto

12:30 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gripe das aves

O governo francês anunciou na segunda-feira que irá abater 2,5 milhões de aves para conter uma série de surtos de gripe das aves que surgiram nos últimos dias no sudoeste do país.

Desde o início da semana, foram mortos 1,2 milhões de animais, e o restantes deverão ser abatidos durante as próximas duas semanas.

Segundo o jornal francês Le Monde, os primeiros casos de gripe aviária, que é provada pelo vírus H5N1, surgiram a 27 de dezembro, quando o vírus foi detetado numa produção com mais de 160 mil galinhas poedeiras, em Warhem, no norte do país.

O ministério da agricultura mandou abater 600 mil aves até ao final do ano passado, mas os surtos espalharam-se para o sul de França e já existem mais de 200 surtos de gripe das aves - quase 150 apenas na zona de Landes, perto da fronteira com Espanha.

O abate de aves para conter o vírus tem atrasado a produção alimentar e, ao Le Monde, uma associação agrícola conta que o abate de patos irá atrasar a produção de 'fois gras' em pelo três meses.

Leia Também: Portugal com novo foco de infeção por gripe das aves em Setúbal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório