Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Seis roquetes atingem aeroporto de Bagdad sem fazer vítimas

O aeroporto internacional de Bagdad foi atingido hoje por seis roquetes que, de acordo com as forças de segurança iraquianas, não provocaram vítimas.  

Seis roquetes atingem aeroporto de Bagdad sem fazer vítimas
Notícias ao Minuto

08:41 - 28/01/22 por Lusa

Mundo Iraque

Os disparos atingiram zonas de estacionamento e pistas de aviação, acrescentaram as mesmas fontes à agência France-Presse.

"Um avião civil foi atingido, mas encontrava-se vazio", disse uma das fontes sobre o ataque.

Uma outra fonte confirmou os disparos de roquetes, que tiveram como alvo as instalações civis do aeroporto, referindo igualmente que o aparelho atingido se encontrava vazio.

O avião danificado, um Boeing 767 que se encontrava em reparações, pertence à companhia aérea iraquiana.

Até ao momento, o ataque não foi reivindicado.

Nas últimas semanas, roquetes e disparos efetuados a partir de aparelhos voadores não tripulados (drones) visaram a embaixada dos Estados Unidos, que se encontra localizada na denominada "Zona Verde", em Bagdad, e um centro diplomático norte-americano instalado junto ao aeroporto.

Outros disparos atingiram, nas últimas semanas, tropas da coligação internacional estacionadas em bases das Forças Armadas do Iraque.  

No dia 03 de janeiro, militares dos Estados Unidos abateram dois drones que preparavam um ataque contra posições das forças da coligação perto do aeroporto.

No dia 13, três pessoas, entre as quais duas crianças, ficaram feridas pelo disparo de um roquete que foi lançado para uma rua onde se encontra uma escola, na "Zona Verde" de Bagdad.

No mesmo dia, outros dois projéteis alcançaram o complexo da embaixada de Washington sem fazer vítimas. 

Estes ataques recentes não foram reivindicados, mas são atribuídos, pelos Estados Unidos, às fações iraquianos pró-Teerão que exigem a saída de todas as tropas norte-americanas estacionadas no Iraque e que se encontram no país no âmbito das operações contra o grupo Estado Islâmico.

[Notícia atualizada às 09h17]

Leia Também: Perto de 4 mil migrantes iraquianos repatriados em dois meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório