Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

Suspensa operação de resgate do naufrágio de migrantes perto da Florida

As autoridades norte-americanas vão suspender as operações de resgate do naufrágio de um barco, suspeito de tráfico de pessoas, ocorrido há seis dias ao largo da Florida, após recuperarem cinco corpos dos cerca de 40 migrantes desaparecidos.

Suspensa operação de resgate do naufrágio de migrantes perto da Florida
Notícias ao Minuto

21:53 - 27/01/22 por Lusa

Mundo EUA

"Caso não recebamos informações adicionais que nos permitam aprimorar as buscas ou direcionar-nos para outros sobreviventes, vamos suspender a busca ativa ao anoitecer", explicou a capitã da Guarda Costeira de Miami, Jo-Ann Burdian.

O alerta para a Guarda Costeira foi feito na terça-feira após ter sido resgatado um homem, que estava agarrado ao barco a 72 quilómetros a leste de Fort Pierc.

A embarcação, que deixou as ilhas Bimini, nas Bahamas, na noite de sábado, virou pouco tempo depois da partida.

"Infelizmente, chegamos ao momento mais difícil deste tipo de operações, onde temos que decidir se interrompemos a busca ativa", acrescentou a capitã da Guarda Costeira, que recuperou quatro corpos nas últimas 24 horas, após um primeiro corpo encontrado anteriormente.

Segundo o sobrevivente, o barco transportava outras 39 pessoas e nenhuma utilizava colete salva-vidas.

"A cada momento que passa", torna-se "mais improvável que alguém tenha sobrevivido", referiu Jo-Ann Burdian.

Segundo a Guarda Costeira, este é um caso suspeito de tráfico de pessoas, uma vez que os migrantes há muito que usam as ilhas das Bahamas como forma de chegar à Florida e aos Estados Unidos.

Normalmente procuram aproveitar a acalmia do tempo para fazer a travessia, mas as embarcações costumam estar perigosamente sobrecarregadas e propensas a virarem, sendo que ao longo dos anos se registaram milhares de mortes.

Na sua maioria, os migrantes são do Haiti e de Cuba, mas as autoridades das Bahamas apontaram que, no início do mês, também detiveram pessoas de outros países latino-americanos, como da Colômbia ou Equador.

Sexta-feira passada, a Guarda Costeira norte-americana encontrou 88 haitianos numa embarcação sobrecarregada a oeste de Great Inagua, nas Bahamas.

Leia Também: EUA: Encontrado um corpo das 38 pessoas desaparecidas em naufrágio

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório