Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cabo Verde admite crescimento económico de 7,2% em 2021

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, admitiu hoje um crescimento económico de 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em Cabo Verde no ano de 2021, em linha com as previsões iniciais.

Cabo Verde admite crescimento económico de 7,2% em 2021
Notícias ao Minuto

12:49 - 27/01/22 por Lusa

Economia Cabo Verde

"Os cenários que nós traçamos visam atingir em 2021 [um crescimento económico de] 7,2%, assim que fechar as contas saberemos qual o nível. E a previsão de 6% em 2022", disse o chefe do Governo, ao apresentar na Praia, o plano de retoma económica para o período pós-covid-19.

Entre outras medidas, esse plano prevê linhas de crédito para apoio à tesouraria das empresas, no valor de 2.700 milhões de escudos (24,6 milhões de euros), e de 6.300 milhões de escudos (57,4 milhões de euros) para crédito ao investimento das empresas, totalizando 9.000 milhões de escudos (82 milhões de euros) de financiamentos com aval do Estado para 2022.

"Cabo Verde é dos países mais impactados pela crise pandémica. É só ver a contração económica de 14,8% em 2020 para podermos ter uma noção da intensidade e da dimensão desse impacto", admitiu o primeiro-ministro.

O Governo cabo-verdiano previa anteriormente um crescimento económico entre 6,5 e 7,5% do PIB em 2021, impulsionada pela retoma da procura turística, que se verificou sobretudo no último trimestre, e de 6% em 2022.

Cabo Verde enfrenta uma profunda crise económica e financeira, decorrente da forte quebra na procura turística - setor que garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do arquipélago - desde março de 2020, devido à pandemia de covid-19.

"Há sinais de retoma, ao nível do turismo, é evidente e é visível. Os hotéis reabriram, há retoma dos empregos, temos um conjunto de atividades que estão intimamente relacionadas ao mercado turístico a ganharem também a sua dimensão", apontou Ulisses Correia e Silva.

"Estamos ainda num contexto de incertezas, num contexto difícil e desafiante para Cabo Verde e para todo o mundo", admitiu ainda.

Leia Também: BestFly recebe segundo ATR registado em Cabo Verde e prevê seis aviões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório